Trabalho étnico-racial nas escolas é reconhecido pela Câmara

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A Câmara de Araras durante a 40ª Sessão Ordinária, ocorrida na noite de segunda-feira, entregou Moção de Congratulações às professoras Marli Josefa Calixto e Rosana de Pádua Bretas Minillo, pelo curso de Implantação e Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, desenvolvido na rede municipal de ensino para sensibilizar profissionais da educação e professores para as questões tangentes ao racismo, intolerância, preconceito e discriminação racial.
A Moção foi uma iniciativa da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PFL), que durante o mês de novembro cumpre suplência na vaga do vereador Ricardo Franco (PV).
“Diante dessa feliz iniciativa, parabenizo pelo curso desenvolvido. Fico feliz em saber que existe alguém se preocupando e buscando soluções e alternativas, para construir uma sociedade mais equilibrada, justa e com melhor atitude, e total respeito às diferenças da Etnia social”, relata a vereadora.
            Ao agradecerem a homenagem, as professoras lembraram que o ensino da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares foi instituído pela Lei 10.639/2003. “A questão dos marginalizados em nossa sociedade não é um problema só destes, mas sim, de todos os brasileiros: homens e mulheres, brancos e negros, oposição e situação, entidades e governos. Portanto, somos responsáveis pelo combate a marginalização, racismo, preconceito e intolerância”, disse Marli Calixto.
Depois dos agradecimentos as professoras entregaram uma cópia da Lei 10.639/2003, e da Resolução nº 1, de 17/01/2004, que institui a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), na ocasião, presidente em exercício da Câmara.

Publicado em: 02/12/2006 09:57:00