Câmara inaugura sua Biblioteca com apoio do Senado Federal

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras inaugurou sua Biblioteca na última segunda-feira (29), antes da sessão ordinária. Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, o presidente da Câmara, Breno Cortella (PT), os vereadores Erinson Mercatelli (PSB), Eder Donizetti Muller (PROS), Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) e a vereadora Magda Carbonero Celidório (PSDC).

A biblioteca possui mais de 390 publicações, principalmente livros, mas também revistas e cartilhas. Mais de 120 livros foram doados pelo Senado Federal e pelo menos mais 80 obras literárias ainda deverão chegar do Senado. Os livros foram encaminhados pelo presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e diretor Executivo da Gráfica do Senado, Florian Madruga.

Entre eles, títulos como “Estudos de Direito Romano”, “Revista de Informação Legislativa” e “Por quê construir Brasília” já fazem parte do acervo da Câmara. A “Revista de Informação Legislativa” - (RIL) divulga trabalhos elaborados pela Subsecretaria de Edições Técnicas e artigos de colaboradores. A RIL é um periódico trimestral, em circulação ininterrupta desde 1964, voltada à divulgação de artigos sobre grandes temas em discussão no Senado e na sociedade. Na revista, professores, juristas e outros especialistas abordam aspectos relevantes do direito, do processo legislativo e de temas correlatos.

 O livro “Por quê construir Brasília” é um depoimento detalhado sobre a construção da capital federal do Brasil, feito pelo presidente Juscelino Kubitschek. Algumas publicações também revelam momentos importantes da história do Brasil e retratam os estados brasileiros. Essas obras também foram acrescentadas com publicações que já estavam distribuídas pelos departamentos da Câmara, que foram reunidas e catalogadas. O acervo conta também com enciclopédias, dicionários e literatura jurídica.

Em abril, o presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella (PT) se reuniu com Florian em Brasília para discutir ações do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, o diretor da gráfica teve a iniciativa de colaborar com doações para a biblioteca. "Percebemos que como estávamos criando uma a Escola Legislativa, não poderíamos deixar de ter também uma biblioteca junto com essa escola", disse Breno.

A Biblioteca da Câmara foi instalada no espaço da antiga cela onde ficavam os réus que seriam julgados em júri popular, quando no atual prédio da Câmara funcionava o Fórum e abrigava o Poder Judiciário. Foram mantidas as características originais da antiga cela, que tinha até um pequeno banheiro, agora desativado. As antigas ferragens foram pintadas, fechaduras e maçanetas originais foram restauradas. O local fica ao lado da hemeroteca, que reúne vasto arquivo de jornais locais e logo atrás do Plenário, à direita da Mesa.

Nos últimos anos esse espaço vinha sendo utilizado como depósito de materiais e equipamento fora de uso. O piso de madeira que era parcialmente coberto por carpete foi substituído por piso cerâmico, material mais adequado para conservação das publicações. Também foi feita pintura completa e manutenção elétrica.

O presidente Breno também ressaltou a melhoria da utilização do espaço. “É uma espaço muito nobre do prédio, próximo à recepção e do Plenário. A reforma em andamento irá criar uma nova área de depósito, melhor e maior”, disse o Chefe do Legislativo.

Durante a cerimônia de inauguração o presidente da Câmara comentou sobre a reforma e modificações feitas para a biblioteca. Também falou sobre seu encontro no Senado e a implantação da biblioteca legislativa. Além disso, também agradeceu os diretores e funcionários que colaboraram com a construção da biblioteca.

“O local onde está a biblioteca já faz parte da história, imagine quantas pessoas estiveram aqui aguardando julgamento? Esse espaço agora passa a ser um lugar de libertação, de cultura, de conhecimento e de transformação da sociedade”, declarou Breno.

O vice-prefeito Carlos Jacovetti também se manifestou sobre o assunto. “É sempre uma alegria saber que um povo cria uma biblioteca para que o povo saiba da sua história. É muito interessante porque além de histórias do nosso país e estado, aqui também se encontra a história da nossa cidade. Olhando o que se passa aqui pelas leis, a gente sabe de onde a cidade veio e para onde ela pode ir”, afirmou o vice-prefeito de Araras.

O vereador Professor Dê falou em nome dos parlamentares presentes e disse que o momento é muito significativo, pois ele representa todo o esforço que a Câmara Municipal vem fazendo para ampliar a democracia participativa no município de Araras. “O Brasil é carente desses espaços que promovem o conhecimento democrático, então esses livros serão importantes para pesquisa para fortalecer esse sentimento de identidade do povo com a Câmara, que tem uma história bonita e representativa”.

A biblioteca também dará suporte aos parlamentares, funcionários e a Escola Legislativa. Toda a comunidade também poderá realizar empréstimos de livros. O interessado deve procurar a Diretoria Legislativa da Câmara e fazer cadastro para pesquisa e empréstimos. Em breve informações sobre o acervo também deverão estar disponíveis no site da Câmara para pesquisa das obras disponíveis.

A Biblioteca da Câmara foi regulamentada pelo Ato da Mesa nº 12 de 5 de maio de 2014. A Resolução nº 09/2013 que criou o Programa “Câmara Participativa” também previa a criação da biblioteca.




Publicado em: 02/10/2014 17:00:00

Publicado por: Imprensa