Câmara entregou medalha Martinico Prado para Therezinha Daltro Pastorelo

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras realizou na noite de terça-feira (25) Sessão Solene de entrega de medalha “Martinico Prado” para Therezinha Daltro Pastorelo.

O vereador Breno Cortella (PT) presidiu a sessão que contou também com a presença da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, representou o Poder Executivo Municipal.

O esposo Jayr Pastorello, os filhos Lia e Eduardo e muitos familiares acompanharam a homenageada. Dezenas de amigos marcaram presença na sessão, dentre eles a senhora Duse Ruegger Ometto, presidente do Conselho Superior da Fundação Herminio Ometto (FHO) - Uniararas.

A indicação do nome de Therezinha Pastorello foi feita pela vereadora Anete e  aprovada por uma comissão instituída por seis parlamentares. Essa é a maior honraria concedida pelo Legislativo Municipal, que visa reconhecer a relevância de cidadãos ararenses de grande destaque.

Na ocasião o público presente pode conferir vídeo produzido pela Câmara que conta a história de Martinho Prado Júnior, mais conhecido como Martinico Prado, personalidade que muito contribuiu com o desenvolvimento de Araras, que dá nome a medalha entregue pelo Legislativo A medalha foi instituída pelo ex-vereador Orlando Franzini através do decreto legislativo nº 28/1981. Em 2005 o ex-presidente Irineu Norival Maretto regulamentou e fez alterações no decreto, e em 2007 recebeu mudanças por iniciativa do ex-vereador Ricardo Franco. Neste ano de 2014 o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella também fez adequações.

A outorga da Medalha “Martinico Prado” para Therezinha Pastorello foi instituída pelo decreto legislativo nº12 de 18 de novembro de 2014. Na cerimônia, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) foi a primeira a se manifestar e parabenizou a homenageada pela dedicação profissional. “Nessa noite homenageamos uma mulher com pensamento a frente do seu tempo. Que acredita na educação e deixou o convívio familiar na cidade para lecionar para crianças na zona rural. Homenageamos a gestora, a diretora que por 19 anos cuidou do Teatro Municipal, o patrimônio do povo ararense”, disse a vereadora.

A homenageada agradeceu a honraria e relatou alguns fatos que marcaram sua vida. Therezinha apresentou fotos antigas para o público e comentou sobre os 20 anos que se dedicou à direção do parque infantil “Prefeito Hermínio Ometto”. Contou também sobre sua satisfação em trabalhar na direção do Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” e agradeceu a equipe pelo apoio.

“Revivendo a minha história vejo que sempre trabalhei muito, mas percebei que o mais importante é demonstrar o amor pelas pessoas. Essa é a mensagem que eu quero deixar, ame as pessoas, ame e diga para elas, sem medo. Hoje eu senti aqui que eu sou amada, porque eu amo as pessoas que estão aqui. Muito obrigada!”, finalizou Therezinha.

O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti manifestou sua satisfação em homenagear Therezinha. “Nesse momento, quis o destino que alguém que passou pela sua mão, alguém que aprendeu a viver com a senhora estivesse aqui representando o Executivo. Para mim, é uma das maiores honrarias estar aqui e poder homenagear a senhora”.

O vereador e presidente da Casa vereador Breno Cortella comentou sobre como conheceu a homenageada e como ela fez parte da sua vida. “Nós a reverenciamos pela história, pela trajetória, por tudo que a senhora tem feito e por tudo que continua nos ensinando, com afeto e carinho. Que nós possamos ter e guardar seu exemplo, que possamos ser um pouquinho de Therezinha Pastorello”, completou Cortella.

O vídeo da sessão solene pode ser conferido no site da Câmara Municipal www.camara-araras.sp.gov.br, em TV Câmara, assim como as fotos do evento em Galeria de Fotos.

Publicado em: 27/11/2014 15:09:00