Protocolo de Atendimento às vítimas de violência e abuso sexual é lançado na Câmara

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

O Protocolo Municipal de Atendimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual e violência doméstica foi lançado nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Araras, e contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

O evento que foi uma parceria da Prefeitura de Araras com a Câmara Municipal e Escola Legislativa. Participaram da atividade o secretário da Câmara Municipal, vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT); vereador Breno Zanoni Cortella (PT); a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), Elaine Brambilla; secretária da Saúde, Vandersi Pavan Bressan; secretária Municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri; e a secretária de Ação e Inclusão Social; Regina Picollini; além de representantes da ONG Reviver, Conselho Tutelar, Comdicar, Câmara-Jovem de Araras, Associações de Bairros e sociedade civil.

A discussão da necessidade de um protocolo específico para atendimento às vítimas de violência e abuso sexual surgiu no "Simpósio de luta contra à pedofilia" realizado pela Câmara Cidadã em julho de 2013 na Câmara Municipal. Na ocasião formou-se um fórum de discussão em que sociedade civil, Câmara Municipal e Prefeitura de Araras debateram a temática, encontrando a necessidade de uma rede de atendimento integrada às vítimas de violência doméstica e abuso sexual.

O vereador Breno Zanoni Cortella, que representou a Câmara Municipal na atividade, ressaltou a importância do fomento de discussões como essas. "Fomos motivados a realizar a atividade em 2013 por conta de um caso que chegou até nós, de uma angústia individual de como agir nesta difícil situação. A partir disso organizamos o Simpósio de Luta contra a Pedofilia e desta atividade, muitas outras aconteceram, inclusive a formação deste fórum de discussão, que chegou a este resultado eficiente. É muito gratificante ver esta consequência positiva", reforça o parlamentar, que parabenizou todos os envolvidos.

A Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Barbinato, apresentou o Fluxo de Atendimento criado pelas secretarias municipais de Saúde, Ação e Inclusão Social, e Educação da Prefeitura de Araras. As pastas que formularam um caminho para o atendimento eficaz a estas vítimas, juntamente com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e Ongs.  "Foi uma ação muito importante, construída conjuntamente com essas pastas para chegarmos a um entendimento de como a cada dia acolher melhor as vítimas de violência e abuso sexual", aponta Roberta.

O vice-prefeito de Araras, Carlos Alberto Jacovetti, observou a necessidade deste atendimento. "É fundamental que aprimoremos este atendimento em rede, fazendo com que as pessoas saibam onde procurar ajuda".

O evento contou com palestra ministrada pela integrante do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, Lourdes Andrade Simões, com o tema "Rede de Atenção no Combate à Violência". "Com o lançamento deste protocolo, Araras vai ao encontro da Política Nacional de Combate à Violência contra as Mulheres, que tem como principal objetivo o bom acolhimento e atendimento a estas vítimas".

A Conselheira Nacional relatou o avanço na Rede de Atendimento às Vítimas de Violência em todo Brasil, em especial depois da implantação da Secretaria Especial de Política para Mulheres, do Governo Federal. "Antes de 2003, pouco mais de 300 serviços em todo Brasil eram os que atendiam mulheres vítimas de violência. Hoje já são mais de 1.500 serviços, que crescem a cada dia", informa a palestrante.

A Prefeitura de Araras, em parceria com a Câmara Municipal, produziu um folder explicativo sobre o protocolo, apontando também os serviços para atendimento às vítimas de violência e abuso sexual. O material inicialmente será distribuído em toda rede de ensino municipal.




Publicado em: 26/06/2015 15:56:00

Publicado por: Imprensa