Câmara Municipal de Araras realiza campanha "Outubro Rosa"

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras realiza a partir desta semana a campanha "Outubro Rosa" com a realização de ciclos de palestras, discussões e debates que abordarão a luta contra o câncer de mama e conscientização sobre a prevenção.

A programação começa em 1º de outubro e segue com palestras que terão a participação voluntária dos médicos Gustavo Dahmen (Mastologista), Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista), Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista) e Rogério Jorge Castro (Oncologista e Hematologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão tratamento.

Integrando a campanha, será aberta também neste primeiro dia de outubro a exposição "Outubro Rosa" no Espaço Artístico-Cultural da Câmara Municipal de Araras, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". A exposição, que é uma parceria entre a Câmara Municipal de Araras e o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), conta com 21 lâminas que tratam do assunto de forma clara e objetiva.

Além disso, o átrio da Câmara também terá alterações em sua iluminação e uma faixa cor-de-rosa de 5 metros será estendida em frente da Casa com objetivo de estimular a participação da população, com uma expansão cada vez mais abrangente na divulgação deste mês nacional de prevenção do câncer de mama.

A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal, afirma que a programação do "Outubro Rosa" na Câmara é uma oportunidade para discutir e debater o câncer de mama, assunto este de grande importância para a comunidade. "O nosso objetivo é conscientizar a população para a prevenção e formas de tratamento. Esta será uma ótima oportunidade para a população tirar dúvidas com os profissionais e trocar ideias", ressalta.

Os eventos do "Outubro Rosa" são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliada ao tratamento, possibilita melhores resultados.

A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

 

Programação

01/10 - 19h – Dr. Gustavo Dahmen - Mastologista

15/10 - 19h – Dr. Marcelo Montoni - Cirurgião Plástico

20/10 - 19h – Dr. André Desuó Bueno de Oliveira – Mastologista, e Dr. Fábio Veloso Alexandrino - Oncologista

27/10 - 19h – Dr. Rogério Jorge Castro - Oncologista e hematologista

 

 Com informações do Inca - Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"




Publicado em: 29/09/2015 16:15:00

Publicado por: Imprensa