Vereadora Anete Casagrande conhece funcionamento do "Botão do Pânico" em Limeira

Visualize fotos Visualize fotos

Com o intuito de conhecer de perto a legislação e iniciativas em benefício da segurança e direitos da mulher, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), visitou a cidade de Limeira/SP, pioneira no Estado de São Paulo em políticas públicas de assistência social e amparo a mulher.

A parlamentar ararense participou de uma reunião no Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) junto a vereadora de Limeira, Érika Christina Tank Moya (PR), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e funcionários da autarquia, afim de conhecer o funcionamento e a gestão do "Botão do Pânico" e da Rede da Mulher "Elza Tank", ambas iniciativas de Tank.

Anete também pode conhecer as dependências do Centro de Operações (COP) da Guarda Municipal, local onde é feita a fiscalização e a logística para o funcionamento do dispositivo. A vereadora tucana também foi acompanhada pela vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araras, Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano.

Limeira foi à primeira cidade do Estado a distribuir o botão para mulheres que sofreram violência doméstica. O aparelho é semelhante a um controle remoto de portão eletrônico, com chip e bateria, e, quando acionado, imediatamente, o dispositivo começa a gravar a conversa do local onde a mulher acionou e a mensagem será transmitida para o Centro de Operações, que enviará uma equipe ao endereço da ocorrência. O projeto, denominado "Programa Priscila Munhoz", é uma homenagem à jovem de 26 anos que foi assassinada com um tiro na cabeça pelo ex-namorado em 2013.

Segundo a vereadora Érika, Limeira comprou 50 dispositivos que são disponibilizados somente às mulheres com medidas protetivas. Em contrapartida, segundo a presidente do Ceprosom, a Prefeitura disponibiliza amparo para as mulheres, com a oferta de psicólogos e assistentes sociais para acompanhar os casos. "Muito interessante ver na prática o funcionamento 'Botão do Pânico' e trocar experiências com a cidade vizinha de Limeira. Com o apoio da vereadora Érika Tank, daremos início à futuros projetos e indicações para nossa cidade de Araras, principalmente no âmbito de proteção à mulher", frisa Anete.

 

Com informações do Gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

 




Publicado em: 07/04/2017 16:52:00

Publicado por: Imprensa