Projeto de Lei da vereadora Anete é aprovado e abril é o Mês de Conscientização do Autismo em Araras

Com o intuito de difundir a promoção e a conscientização sobre o autismo, foi aprovado por unanimidade, na 10ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (10), o Projeto de Lei, de autoria da vereadora, Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), que institui abril o Mês de Conscientização do Autismo em Araras.

De acordo com a justificativa do projeto, o mês de abril foi escolhido pelas comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado em 2 de abril. Conforme estimativas da ONU, a doença atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil são dois milhões de autistas. O projeto é fruto de uma parceria entre a vereadora Anete e o Grupo de Amigos dos Autistas (GAMA) de Araras.

Os autistas, geralmente, têm dificuldades para expressar sentimentos e muitos não conseguem se comunicar plenamente sem ajuda especial, além disso, podem reagir ao que está acontecendo a seu redor de forma inusitada, se incomodando com o barulho ou ações.

O autista possui uma interpretação diferente das imagens, sons, cheiros e outras sensações que experimentamos em nosso cotidiano. "Essa é uma importante medida para disseminarmos a conscientização sobre o autismo em nossa cidade. Como professora da Educação Especial há mais de 28 anos conheço de perto a realidade dos nossos alunos e de suas famílias e sei o quanto essa medida vai auxiliar no trabalho com os autistas", destaca.

Nos últimos anos, monumentos e prédios públicos ou referências da cidade têm sido iluminados de azul, que é a cor símbolo do autismo, utilizando também como forma de chamar a atenção da sociedade para a reflexão sobre a síndrome. O azul foi definido como a cor símbolo do Autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos – na proporção de quatro meninos para cada menina. O Projeto segue agora para sanção e publicação por parte do prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB).

Com informações do Gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

Publicado em: 13/04/2017 15:36:00