Vereadora Anete solicita lei que garante presença de doulas nas maternidades e hospitais de Araras

A vereadora, Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), durante reunião com o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), realizada na última quarta-feira (5), juntamente com a representante do Grupo MAMA – De Mãe para Mãe, Lilian Peripato, solicitou que o Executivo Municipal encaminhe o Projeto de Lei que autorize a presença de doulas durante o período de trabalho pré-parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres do município de Araras.

De acordo com a vereadora, a doula supre a demanda de emoção e afeto nesse momento de intensa importância e vulnerabilidade da mulher. "A presença das doulas favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade, além de proporcionar medidas de conforto físico que auxiliam o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto para a mãe", destaca Anete.

Durante a reunião, o prefeito Pedrinho Eliseu garantiu que estudará a viabilidade com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e encaminhará em breve o projeto para ser apreciado e votado pelo Poder Legislativo ararense. "Agradeço a sensibilidade do prefeito Pedrinho Eliseu e as nossas queridas mamães e doulas pela confiança em meu trabalho. Certamente, a presença das doulas em nossas maternidades e hospitais auxiliarão na realização do parto humanizado", finaliza Anete.

Essa é uma demanda que a vereadora pleiteia desde o ano passado, por meio de indicação ao Executivo e da realização de uma audiência pública para discutir o tema em 27 de abril de 2016.  A tucana também é autora do Projeto de Lei que criou no município, o "Dia Municipal da Doula" comemorado em 18 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Bom Parto.

Propostas semelhantes já foram aprovadas nas Câmaras Municipais de Santos/SP, Sorocaba/SP, Valinhos/SP, Botucatu/SP, Jundiaí/SP, Rio Claro/SP, Teresina/PI, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Poços de Caldas/MG, João Pessoa/PA, Indaial/SC, Campina Grande/PB, Aparecida de Goiânia/GO e em Brasília/DF.

Com informações do Gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

Publicado em: 07/07/2017 17:58:00