Executivo encaminha projeto que autoriza a presença de doulas nas maternidades de Araras

Visualize fotos

Após pedido encaminhado pela Vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), encaminhou à Câmara Municipal de Araras o Projeto de Lei que autorize a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres do Município de Araras.

O envio do projeto foi pactuado entre a vereadora e o prefeito Pedrinho durante uma reunião realizada no dia 5 desse mês.

De acordo com a vereadora, a doula supre a demanda de emoção e afeto nesse momento de intensa importância e vulnerabilidade da mulher. "A presença das doulas favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade, além de proporcionar medidas de conforto físico que auxiliam o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto para a mãe", destaca Anete.

Propostas semelhantes já foram aprovadas em diversas Câmaras Municipais, tais como: Santos/SP, Sorocaba/SP, Valinhos/SP, Botucatu/SP, Jundiaí/SP, Rio Claro/SP, Teresina/PI, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Poços de Caldas/MG, João Pessoa/PA, Indaial/SC, Campina Grande/PB, Aparecida de Goiânia/GO, bem como a capital federal Brasília/DF.

Essa é uma demanda que Anete pleiteia desde o ano passado, por meio de indicação ao Executivo e da realização de uma audiência pública onde foi discutido o tema no dia 27 de abril do ano passado.  A tucana também é autora do Projeto de Lei que criou no município o "Dia Municipal da Doula" comemorado em 18 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Bom Parto. "Agradeço imensamente a sensibilidade do prefeito Pedrinho Eliseu e as nossas queridas mamães e doulas pela confiança em meu trabalho. Certamente, a presença das doulas em nossas maternidades e hospitais auxiliarão na realização do parto humanizado", finaliza Anete.

O projeto está tramitando entre as Comissões Permanentes na Câmara Municipal para posterior ser votado em plenário pelos parlamentares.

 

Com informações do Gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)




Publicado em: 26/07/2017 17:56:00

Publicado por: Imprensa