Emoção marca entrega do título de cidadã ararense à professora Iraci Barbosa na Câmara Municipal

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A emoção tomou conta da professora Iraci Barbosa, de parentes e amigos, na última terça-feira (14) na Câmara Municipal de Araras, ao receber da Secretária da Mesa Diretiva, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), o título de cidadã ararense, conforme o decreto legislativo nº 7 de 17 de agosto de 2017.

O evento contou com a presença do presidente do Poder Legislativo de Araras, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), o parlamentar Romildo Benedito Borelli (PSD), o secretário municipal de Habitação, Felipe Castro, representando o prefeito municipal, Pedro Eliseu Filho, o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Araras) Valdir Favetta e demais professores, que lotaram o Plenário Bruno Moysés Batistela para acompanhar a homenagem.

A vereadora Anete Casagrande, durante o discurso, lembrou da trajetória brilhante e de sucesso da professora Iraci Barbosa em Araras. “Com muita alegria que faço essa homenagem a minha amiga querida de longa data. Nossa amizade começou na época da escola e se fortalece a cada ano que passa. Assim como eu, também escolheu ser professora, sempre levando amor e conhecimento aos alunos e hoje conduz como diretora nossa querida APAE de Araras, cuidando de nossos especiais”, discursa a parlamentar.

O vereador Pedro Eliseu Sobrinho, presidiu a sessão e disse que esta é a mais importante homenagem que uma pessoa pode receber de uma cidade. “O título de cidadã ararense é a mais nobre homenagem que a Câmara Municipal pode conceder a uma pessoa, isso mostra toda a trajetória de sucesso que a senhora Iraci Barbosa percorreu como professora, levando conhecimento aos nossos alunos, ser professora é receber o dom de Deus, muito obrigado por contribuir pelo sucesso e o progresso de Araras e seu povo”, discursa Pedro Eliseu Sobrinho.

A mais nova cidadã ararense, Iraci Barbosa, agradeceu a homenagem e a presença dos parentes, amigos e colegas de trabalho. “Meus amigos, é com imensa alegria que recebo essa homenagem pelas mãos da vereadora Anete Casagrande, uma amiga querida com quem dividi muitos momentos bons da minha vida, vencemos grandes batalhas. Juntas conquistamos muito para a cidade de Araras, como professora, na Secretaria Municipal de Educação, na direção das escolas e agora como diretora da APAE, acreditamos sempre na educação e por isso, nossa luta continuará. Obrigado pelo carinho e reconhecimento com esse título”, disse Iraci Barbosa.

Durante a cerimônia, o vereador Romildo Benedito Borelli também agradeceu à professora Iraci Barbosa pelos serviços prestados em prol da comunidade ararense. “Quando a vereadora Anete nos apresentou o projeto de concessão do título à professora Iraci Barbosa, muito nos alegrou, pois é uma pessoa dedicada, competente e sempre disposta a contribuir pelo progresso de nossa cidade, muito merecida essa homenagem, parabéns Iraci Barbosa, seja bem-vinda agora como ararense efetiva”, disse.

A irmã da homenageada Romilda de Cássia Barbosa Ribeiro e a amiga Regina Célia Severino Calciolari, também discursaram e emocionaram não só a anfitriã da noite, mas também o público presente no evento.   

Trajetória de Iraci Barbosa

A mais nova cidadã ararense, a professora Iraci Barbosa, nasceu em Congonhal, cidade do interior de Minas Gerais com pouco mais de 11 mil habitantes, localizada na região de Pouso Alegre. Filha de Porfírio e Ivone, chegou em Araras em 1974, onde ajudou a criar e educar os sete irmãos, Helena Maria, Maria Elisabeth, Maria Luciete, Romilda de Cássia, Silvana, Luciano e Paulo Roberto.

Dedicada e muito estudiosa, Iraci Barbosa foi aluna nas escolas Yolanda Salles Cabianca e no Canossianas. Tanta disposição para buscar seus objetivos, a transformou em uma das mais competentes e queridas professoras de Araras. Formou-se em letras e pedagogia pela faculdade de Bauru, além do curso de Qualidade Total na Educação pela Unicamp, em Campinas.

Em Araras, foi professora nas escolas Oscar Alves Janeiro, Ignácio Zurita Junior e José Ometto na Usina São João. A experiência adquirida como professora, a transformou também em gestora, sendo vice-diretora das escolas Ignácio Zurita Junior, Vicente Ferreira dos Santos e diretora na Escola Estadual José Ometto, na Usina São João.

Com uma grande vocação para ensinar e gerir pessoas, a professora Iraci Barbosa foi Secretária Municipal de Educação de Araras, no governo do ex-prefeito Warley Colombini, sendo a responsável pela municipalização do ensino fundamental em nossa cidade.

Desde de 2007 atua na direção administrativa da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde até hoje coordena as ações da instituição, inclusive a tradicional Feira das Nações.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA




Publicado em: 16/11/2017 11:31:00

Publicado por: Imprensa