Dona Lurdinha ex-diretora do Cesário Coimbra recebe título de cidadã ararense nesta sexta-feira

Visualize fotos Visualize fotos

A vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), concede nesta sexta-feira (08), às 19h30, na Câmara Municipal de Araras, o título de cidadã ararense à professora Maria de Lourdes Camargo Buragas, conforme decreto legislativo nº 13 de 28 de novembro de 2017. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no Canal 4 da NET e pela página do Legislativo na internet pelo site www.araras.sp.leg.br.

Natural de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, Dona Lurdinha como é conhecida por seus alunos, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1944. Aos sete anos perdeu o pai, quando ainda cursava a primeira série. Sua mãe ficou viúva com três filhos menores e foi obrigada a trabalhar fora de casa, na Rhodia, em Santo André para onde se mudaram.

Na grande São Paulo, Dona Lurdinha cursou o ensino fundamental e o ensino médio, paralelamente aos estudos trabalhava na Indústria Química e Farmacêutica Rhodia, para ajudar no sustento da família, onde ficou dos 14 aos 21 anos.

Na fase adulta, Maria de Lourdes Buragas cursou Pedagogia na Universidade  Mackenzie em São Paulo. “Consegui meus objetivos com muito sacrifício, viajava diariamente de Santo André a São Paulo de trem após uma jornada de oito horas de trabalho” explica a homenageada

A carreira de professora começou em 1967, na disciplina de História e Didática em escolas estaduais e colégios particulares. Dois anos depois, cursou História na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga e em 1971 foi aprovada no concurso de Diretora de Escola do Estado de São Paulo na cidade de Flora Rica, localizada a 750 Km de Santo André. Casou-se com José Vitor Buragas e teve três filhos. “Nesta época eu deixei meu marido com uma filha de dois anos em Santo André e viajava com o filho de três meses que ainda amamentava, até que consegui uma nomeação a apenas 50 Km de minha casa, na escola estadual de Rio Grande da Serra e depois consegui transferência para Mauá, apenas 20 km de onde eu morava”, relembra.

Em 1977, Dona Lurdinha resolveu acompanhar o marido, que foi convidado a assumir o cargo de Inspetor de Esportes no SESI da regional de Limeira. Foi então que Dona Lurdinha escolheu morar em Araras e assumir o seu cargo de Diretora de Escola Efetiva na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Dr. Cesário Coimbra, em Araras, onde permaneceu por 20 anos. “Quando cheguei para ser diretora no Cesário Coimbra, havia 60 classes e 1.400 alunos, quando eu me aposentei deixei a escola com 78 classes e 3.200 alunos, desde a pré-escola, primeiro e segundo graus e magistério”, explica.

Maria de Lourdes Camargo Buragas faz questão de pontuar suas ações, as quais contribuíram para a evolução da escola Cesário Coimbra. “Enquanto fui diretora desenvolvi um trabalho sério, responsável e dinâmico, baseado nas Leis da Educação que sempre procurei respeitar e cumprir, porém sem perder o amor, o carinho e a humanidade que sempre tive pelos alunos, pelos pais, pelos professores e funcionários. Conseguiu montar uma equipe coesa e firme, uma verdadeira família, o que trouxe uma qualidade no ensino e foi um marco histórico e administrativo da Escola Dr. Cesário Coimbra e da cidade de Araras”, relata.

Após a aposentadoria, Dona Lurdinha exerceu a função de instrutora e diretora do Centro de Formação de Condutores de Araras. Trabalhou também como diretora e coordenadora do UNAR.

Por toda esta dedicação ao ensinamento e contribuição para o progresso da Educação de Araras, o Poder Legislativo Municipal concede por solicitação da vereadora Regina Corrochel, o título de cidadã ararense à Dona Lurdinha nesta sexta-feira (08), às 19h30, em sessão solene na Câmara Municipal.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA




Publicado em: 08/12/2017 11:37:00

Publicado por: Imprensa