Munícipe utiliza a Tribuna Livre e fala sobre a Permacultura

Visualize fotos Visualize fotos

O morador do bairro Elihu Root em Araras, Guilherme Fernandes Gândara, participou da Tribuna Livre durante a 1ª sessão ordinária de 2018 realizada na última segunda-feira (05), e falou sobre a Permacultura, tema relacionado ao meio ambiente.

Guilherme durante seu discurso explicou o que é Permacultura. “É um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza, é a cultura que permanece ao longo dos anos”, discursa.

O orador pediu uma atenção especial dos governantes e sugeriu a criação de projetos ambientais que resolvam os problemas de Araras relacionados ao tema com investimento baixo e com a utilização de materiais reaproveitáveis. “A Permacultura permite planejar uma cidade de forma sustentável que não agrida o meio ambiente”, disse.

O vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) disse que o tema merece uma atenção especial. “Sou um vereador muito preocupado com o meio ambiente, considero um tema importante", disse.

O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) elogiou o orador Guilherme Gândara pela explanação do assunto na Tribuna Livre e lamentou a cidade de Araras não ter tratamento de esgoto. “É uma vergonha a nossa cidade que já foi modelo nos mais variados assuntos como ‘Cidade das Árvores’, ‘Cidade Encantamento’ não possuir a Estação de Tratamento de Esgoto”, disse.

O vereador Francisco Nucci Neto (PR) parabenizou o orador pela realização do curso e por se preocupar com o meio ambiente. “Realmente é um assunto que merece muita atenção, fico muito feliz em saber que os jovens se preocupam com o tema”, declara. O vereador Eduardo Elias Dias (PHS) disse que é um assunto pertinente. “Há décadas a cidade de Araras tem deixado a desejar em relação ao Meio Ambiente”, disse. A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) também parabenizou o munícipe. “É um gesto nobre de sua parte tratar sobre esse assunto”, disse.

O líder de governo na Câmara Municipal, José Roberto Apolari (PTB) aproveitou para dizer que o prefeito municipal, Pedro Eliseu Filho (PSDB) esteve em Brasília para tratar sobre o tema. “O nosso prefeito tem uma enorme preocupação com o meio ambiente, tanto que ele esteve em Brasília, acompanhado do deputado Nelson Marquezelli do meu partido, o PTB, apresentando um projeto no Ministério das Cidades que viabiliza a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto em Araras”, disse.

O presidente do Poder Legislativo, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM) disse que os recursos já foram conseguidos pelo prefeito e que a partir de abril será feita a licitação para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto na cidade. “Foi muito oportuna sua participação na Tribuna Livre, sugiro que você procure o secretário de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, Carlos Cerri Junior e o presidente do Saema, Junior Franco para conversarem mais sobre esse tema, essa troca de informação pode colaborar bastante para o progresso da cidade no que se refere ao meio ambiente, aproveito para informar que a cidade de Araras já conseguiu os recursos juto ao Ministério das Cidades e, no mês de Abril será aberta a licitação e uma nova Estação de Tratamento de Esgoto será construída”, finaliza.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Publicado em: 08/02/2018 10:57:00