Prevenção do suicídio é tema de palestra na Câmara Municipal de Araras

O público conferiu as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio

As psicólogas Elaine Reis e Nayara Santos promoveram uma palestra na noite da última terça-feira (04) na Câmara Municipal de Araras sobre a conscientização quanto a prevenção do suicídio. O evento foi aberto a população e contou com a presença dos parlamentares Felipe Dezotti Beloto (PR) e Romildo Benedito Borelli (PSD).

Esta foi a 3ª edição da Campanha ‘Setembro Amarelo’ em Araras, que tem a finalidade de conscientizar a população quanto a prevenção do suicídio e a valorização da vida. No próximo dia 10 de setembro comemora-se o dia oficial da prevenção mundial do suicídio.

No evento, o público conferiu as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com jovens e idosos e conheceu as estatísticas atualizadas de suicídios em Araras segundo a Polícia Militar e em todo o Brasil de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A estimativa de acordo com a OMS, são 804 mil suicídios por ano no mundo, sobretudo, em países onde a renda é considerada baixa ou média. Os casos envolvem principalmente os homens, a cada 48 segundos existem pessoas cometendo suicídio no mundo. “O suicídio é um processo de decisão sobre as vantagens e desvantagens de viver, trata-se de um ato cujo risco pode aparecer em diversos tipos de agravos de saúde mental ou relacionados a doenças físicas, crônicas, doenças terminais, desemprego entre outros, sendo considerado um problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção de toda a sociedade”, disse a psicóloga Elaine Reis, durante a palestra.

O Brasil é o oitavo entre os 28 países que tiveram aumento nos casos de suicídios. Para a psicóloga Elaine Reis, as pessoas que fomentam a ideia do suicídio, sempre dá alguns sinais claros de que estão com sérios problemas para os quais não veem saída racional e objetiva. “Houve um aumento dos suicídios entre os idosos, por causa de eles se sentirem inúteis, desamparados, por ficarem viúvos, por se aposentarem e acharem que não servem mais para nada”, disse Nayara Santos.

Se trabalhada a prevenção, de cada 10 casos, nove podem ser evitados. “A prevenção não é feita só em setembro não, em época de campanha, é feita o ano inteiro, é importante acompanhar a alteração de comportamento das pessoas e oferecer ajuda se necessário”, disseram.

No Brasil, a população tem à disposição o número 188 do CVV - Centro de Valorização da Vida – órgão sem fins lucrativos dedicado a escutar pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como uma prevenção ao suicídio. No ano passado, os voluntários que atuam no CVV receberam 2 milhões de ligações.

Publicado em: 05/09/2018 17:37:17

Publicado por: Diretoria de Comunicação