Câmara aprova projeto que proíbe a lavagem de calçada e o desperdício de água no período de crise hídrica em Araras

O munícipe ao ser flagrado desperdiçando água ou lavando calçada neste período será multado no valor de R$ 250,00

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (26), na 43ª sessão ordinária, o projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Soares (PHS), que proíbe o desperdício e a lavagem de calçadas com água tratada ou potável fornecida por meio da rede do SAEMA – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente - somente no período de crise hídrica.

O texto do projeto aprovado sugere que a limpeza seja feita por varrição, aspiração e outros recursos que prescindam do uso da água, exceto quando esta for realizada com água de reuso, de poço ou de aproveitamento da chuva, desde que comprovada a origem.

A fiscalização deverá ser feita por funcionários do SAEMA e da prefeitura. O munícipe ao ser flagrado desperdiçando água ou lavando calçada com água tratada ou potável no período de crise hídrica será advertido e em caso de reincidência será multado no valor de R$ 250,00. A Lei entrará em vigor quando a prefeitura informar, por meio de veículos de comunicação, que a cidade estará passando por estiagem.

O vereador Rodrigo Soares explica a importância de se economizar água. “A água é o liquido mais precioso para as grandes e poderosas indústrias que utilizam milhões de litros para manter-se em funcionamento. Em Araras temos as Usinas Sucroalcooleiras que possuem fornecimento de água diretamente da Represa do Tambury para manter o alto nível de produção, porém não é um bem infinito, dependemos da chuva para mantermos o abastecimento de nossos ribeirões antes de ser tratada e encanada para nossos lares. Não estamos passando, no presente momento, por uma estiagem, porém não temos a certeza no dia de amanhã, por isso, devemos economizar água e entendo que quem for flagrado desperdiçando água no período de estiagem tem que ser multado”, justifica o parlamentar.

Publicado em: 28/11/2018 19:08:32

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretor de Comunicação da CMA