Câmara de Araras aprova moção de apelo pela normalização do atendimento de radioterapia

É uma demanda da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande juntamente com a Alara
Visualize fotos

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (11), durante a 2ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Araras, a Moção de Apelo de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), a qual solicita urgência na normalização do atendimento de radioterapia pela Diretoria Regional de Saúde X da cidade de Piracicaba/SP.

O pedido da Moção é uma demanda que a vereadora tem juntamente com a Associação Laço Rosa de Araras (Alara), entidade do terceiro setor, a qual tem batalhado em nossa cidade pelo acolhimento de mulheres portadoras de câncer de mama e ginecológico.

O grande problema enfrentado em Araras e nas cidades da região, como em Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, os quais integram a Comissão Intergestores Regionais de Araras (CIR), é junto ao órgão do Governo do Estado de São Paulo e com a equipe da vizinha cidade de Limeira, acerca da liberação das cotas para o tratamento da Radioterapia. Só em Araras já são 35 pacientes que estão aguardando na fila para realizar o tratamento. “Além da Alara, tenho recebido diversos relatos de munícipes que estão há meses aguardando para o realizar a radioterapia e alegam a falta de liberação por parte do Governo do Estado de São Paulo. Temos que nos unir em prol dessa luta, essa doença é muito grave e os pacientes não podem esperar”, explica Anete Casagrande.

A ideia da Moção de Apelo também veio após a realização da audiência pública da Saúde, realizada no último dia 31 de janeiro, na Câmara Municipal de Araras, onde a parlamentar Anete pode questionar o secretário de Saúde, Romildo Benedito Borelli a respeito da situação das vagas de radioterapia e foi informada de que haveria uma reunião nos próximos dias junto a DRS e demais gestores da nossa região. “Portanto, pelas recentes queixas dos moradores de nossa cidade, da região, de entidades do terceiro setor militantes na luta contra o câncer, os quais dependem do poder público para realizar o tratamento, temos que buscar por soluções junto aos órgãos competentes pela normalização com urgência de tal serviço”, acrescenta a parlamentar.

Com aprovação pelos vereadores, o documento será encaminhado ao governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), à Secretaria de Estado da Saúde, à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, à Liderança dos Partidos representados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, à Diretoria Regional de Saúde X de Piracicaba, ao Prefeito de Araras, Rubens Franco Junior (DEM), ao Prefeito de Leme, Wagner Ricardo Antunes Filho (PSD), ao Prefeito de Conchal, Luiz Vanderlei Magnusson, ao Prefeito de Pirassununga, Ademir Alves Lindo, à Prefeita de Santa Cruz da Conceição Patricia Capodifoglio Landgraf e às Secretarias Municipais de Saúde de Araras, Conchal, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

 

 




Publicado em: 13/02/2019 10:41:00

Publicado por: Diretoria de Comunicação da CMA