Câmara promove palestra, roda de conversa, passeio de bonde e concurso de desenho para celebrar o “Agosto Dourado”

O encerramento da campanha será no dia 30 de agosto, com a premiação do concurso de desenhos

O “Agosto Dourado” é o mês dedicado a amamentação. Várias ações sobre o tema serão realizadas em Araras com a finalidade de incentivar o aleitamento materno. As atividades estão sendo organizadas pelo Gabinete do vereador Célio Alves Pacheco (PDT) em conjunto com a vereadora que está de licença maternidade, Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC).

Na Câmara Municipal, no sábado, dia 10 de agosto, às 8 horas, terá café da manhã, sorteio de brindes, amamentação e concurso de desenho com a participação de estudantes da rede municipal e particular de ensino. Às 10 horas, os alunos participarão do passeio de bonde turístico e a fotógrafa ararense Gabriela Galembeck disponibilizará uma exposição de fotos no átrio da Câmara Municipal. O evento é aberto a gestantes e mães que estejam amamentando.

Na segunda-feira, dia 12 de agosto, a partir das 8 horas, no Plenário Bruno Moysés Batistela, será realizada uma roda de conversa direcionada aos profissionais da saúde, às mamães, a alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e estudantes de enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e Etec Professor Alberto Feres.

No dia 29, terá na Câmara Municipal uma apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno ocorrido em Taboão da Serra/SP. Evento será aberto aos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá durante todo o mês de agosto, palestras de incentivo ao aleitamento materno para profissionais da saúde, estudantes, gestantes e mulheres que estão amamentando em UBSs, PSFs e escolas.

Essas ações pretendem incentivar a prática da amamentação, por meio do compartilhamento de informações e quebra de tabus. As enfermeiras da rede municipal de saúde ministrarão palestras nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos PSFs (Programa Saúde da Família). “O símbolo da campanha é um laço na cor dourada, que carrega vários significados: o laço é dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para nutrição infantil, o lado direito simboliza a mãe e o esquerdo, o bebê e eles são simétricos por serem essenciais à amamentação. Já o nó no meio o laço simboliza o pai, a família e a sociedade, ou seja, todas as pessoas que oferecem suporte à mãe. As pontas do laço simbolizam o futuro, com o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais”, explica a odontopediatra da rede municipal de saúde, Renata Stefani Valio.

De acordo com ela, o principal objetivo da campanha é oferecer à população informações a respeito de como cada um desses fatores de apoio são importantes tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. “Queremos falar sobre como o aleitamento materno é importante tanto para a recuperação da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê, visto que o leite materno é o alimento mais completo que existe, conscientizando a sociedade e quebrando tabus que ainda impedem algumas mulheres de viverem esse momento tão maravilhoso”, ressalta.

O encerramento da campanha será no dia 30 de agosto, às 19h30, na Câmara Municipal, com a premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.

Programação “Agosto Dourado”:

- Palestras de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das unidades de UBS e PSF.

- Atividades sobre a importância do aleitamento materno para os alunos das escolas participantes do concurso de desenhos da campanha.

- Exposição da fotógrafa Gabriela Galembeck na Câmara Municipal de Araras.

10/08, às 10h – Passeio de bonde turístico da Câmara Municipal, café da manhã com sorteio de brindes e amamentação.

Evento aberto a gestantes e mães que estejam amamentando

Local: Câmara Municipal de Araras

12/08, às 8h30 – Mesa redonda direcionada aos profissionais de saúde, às mamães, a alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e Etec Professor Alberto Feres.

29/08, às 13h30 - Apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Taboão da Serra/SP. Evento aberto aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

30/08 às 19h30 - Encerramento com premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.

Publicado em: 29/07/2019 16:33:07

Publicado por: Nilsinho Zanchetta com informações da SECOM/Prefeitura