Câmara aprova mudança na legislação para implantar Zona Azul na região central de Araras

O projeto foi aprovado por unanimidade e visa atender comerciantes e consumidores

Foi aprovada por unanimidade, na última segunda-feira (28), durante a 8ª sessão ordinária, uma alteração na redação do artigo 11 da lei que trata sobre o sistema rotativo na região central de Araras. Com a aprovação pelos vereadores, o Executivo Municipal fica autorizado a terceirizar mediante licitação, na modalidade concorrência, o sistema de Zona Azul.

Com este novo formato, o pagamento pelo estacionamento deverá ser feito em parquímetros que serão instalados em vários pontos da cidade pela empresa vencedora da licitação, que terá 10 anos de concessão.

A implantação da Zona Azul visa solucionar a situação atual do problema de falta de vagas para estacionamento nas ruas da região central da cidade, já que, por meio, da concessão a utilização das vagas será rotativa, por tempo limitado, cujo controle será realizado por sistema automatizado e informatizado, ou seja, por parquímetros, propiciando aos usuários facilidade para o estacionamento e para o pagamento da tarifa.

A volta do estacionamento rotativo atende a reivindicação dos munícipes, que atualmente têm dificuldade em encontrar vagas para estacionamento, bem como, dos próprios comerciantes, que apresentaram inclusive um abaixo-assinado solicitando urgência na implantação do sistema.

O Prefeito Pedro Eliseu Filho deixou claro que fará com agilidade a publicação da lei no Diário Oficial e autorizar a abertura de licitação para implantação da Zona Azul, o mais rápido possível.

Durante a discussão do projeto, a vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza, destacou importância da volta da Zona Azul. “O estacionamento rotativo vai solucionar o problema da falta de vagas na região central”, disse.

O vereador José Roberto Apolari disse que com a Zona Azul haverá uma melhora, inclusive na segurança. “Os comerciantes estavam pedindo o sistema de estacionamento rotativo, certamente haverá uma melhora na segurança no centro, pois, haverá um policiamento mais ostensivo”, comenta.

Para o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho, a implantação da Zona Azul é um mal necessário. “É importante aprovarmos este projeto, pois, ninguém está conseguindo estacionar nas ruas da região central”, disse.

A vice-Presidente, vereadora Mirian Vanessa Pires explica que haverá um seguro para quem pagar a Zona Azul e toda a arrecadação do estacionamento rotativo de pelo menos um sábado do mês será revertida para o Fundo Social de Solidariedade. “É importante pontuar que a concessionária vencedora terá que garantir um seguro para quem paga a Zona Azul contra danos, furtos ou prejuízo de qualquer natureza”, destaca.

Para o vereador Marcelo de Oliveira, com a implantação da Zona Azul, a tendência é de aumentar as vendas no comércio. “Estamos fazendo a nossa parte, este processo foi tramitado de maneira recorde no Legislativo, sugiro que a publicação no Diário Oficial seja feita urgentemente e com agilidade, pois, os comerciantes necessitam da Zona Azul para poder atrair mais consumidores”, pondera.

A vereadora Ana Júlia Casagrande destaca que os consumidores terão mais facilidade para estacionar os carros e fazer suas compras no comércio local. “As pessoas não estavam conseguindo encontrar vagas para estacionar na região central. Os consumidores passaram a comprar em cidades da região, por isso, com a volta da Zona Azul será muito importante para os munícipes e comerciantes, inclusive é bom enfatizar que está mantido o valor de 10% de incentivo ao comércio de Araras”, disse.

O Presidente Rodrigo Soares que sempre trabalhou no comércio, destaca a necessidade do estacionamento rotativo. “Eu que trabalho no comércio sei bem a necessidade da Zona Azul, vai ser bom para os comerciantes e para os consumidores. Cabe ao Executivo acelerar o processo de licitação para que a Zona Azul seja implantada rapidamente. A Câmara fez o papel dela de agilizar os trâmites”, finaliza.

Publicado em: 29/03/2022 11:35:05

Publicado por: Nilsinho Zanchetta