Câmara cria Comissão para fiscalizar os animais do rodeio da Festa do Peão de Araras

O autor, vereador José Roberto Apolari é a favor da festa, porém, contra a realização do rodeio

Foi aprovado na última segunda-feira, dia 6 de junho, durante a 18ª sessão camarária, o Projeto de Resolução de autoria do vereador José Roberto Apolari, que cria uma Comissão Temporária de Assuntos Relevantes, visando a fiscalização preventiva de possíveis maus tratos dos animais que serão utilizados no Rodeio da Festa do Peão de Araras, que será realizado de 11 a 15 de agosto de 2022, no Parque Ecológico e Cultural ”Gilberto Ruegger Ometto”.

De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, a Comissão contará com três vereadores, os quais poderão fiscalizar os procedimentos que serão realizados com os animais e efetuar levantamentos de dados junto aos responsáveis e organizadores do evento antes, durante e depois do rodeio. Além de requisitar de seus responsáveis a apresentação de documentos e esclarecimentos necessários. O prazo de funcionamento da Comissão será de três meses, podendo ser prorrogado mediante a justificativa e aprovação pelos vereadores em Plenário.

O autor do Projeto de Resolução aprovado, o vereador José Roberto Apolari, é a favor da festa, porém, contra a realização do rodeio. “Eu acredito que tenha maus tratos aos animais, porque pouco antes do boi entrar na arena ele faz as duas necessidades fisiológicas ao mesmo tempo e fica com a pupila dilatada, porém não podemos proibir o rodeio, já que em 2016 foi sancionada pelo então presidente, Michel Temer, uma lei que considera o rodeio um patrimônio cultural nacional. Mesmo assim, estaremos fiscalizando para que os bois e os cavalos não sofram maus tratos no evento aqui em Araras”, disse o vereador José Roberto Apolari, que deverá presidir a Comissão.

Publicado em: 08/06/2022 16:38:31

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA