Solenidade na Câmara de Araras celebra o “Dia da Consciência Negra”

O evento será na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, às 19h

A Câmara Municipal de Araras realiza na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, às 19h, no Plenário Bruno Moysés Batistela, a sessão solene de entrega de diploma aos homenageados indicados pelos vereadores em comemoração pelo “Dia da Consciência Negra”. A data é celebrada em todo o país no próximo domingo, dia 20 de novembro, inclusive é feriado em Araras, conforme Lei Municipal nº 4.258 de 2 de julho de 2009, promulgada na época pelo Prefeito Pedro Eliseu Filho.

A solenidade está instituída no calendário oficial de eventos da Câmara, conforme Resolução nº 8 de 7 de dezembro de 2010 de autoria do vereador na época, Valdemir Gomes. Serão homenageados pelos parlamentares, afrodescendentes que se destacam pelas suas atuações em prol da comunidade ararense.

O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares dos Santos prestará homenagem ao senhor Élvio Aparecido Motta. A Vice-presidente da Câmara, a vereadora Mirian Vanessa Pires homenageará à senhora Izaura Maria da Silva. A parlamentar, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla indicou o senhor Alexandre Daniel Martins de Lima para receber a comenda, o vereador José Roberto Apolari homenageará a senhora Solange Aparecida Garcia e a vereadora Regina Noêmia Geromél Corrochel entregará o diploma ao senhor Wilson Donizeti Pereira.

Libertação dos escravos em Araras

Araras foi a primeira cidade do estado de São Paulo e uma das pioneiras do Brasil na libertação dos escravos. O fato aconteceu em 8 de abril de 1888, antes da Lei Áurea ser assinada, o que foi ocorrer no dia 13 de maio também de 1888. A abolição da escravidão no País comemora neste ano, 134 anos.

O “Dia da Consciência Negra” no Brasil

"O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por Bandeirantes. A figura de Zumbi é reconhecida como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam. Por isso, o dia 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

A cerimônia pelo Dia da Consciência Negra, no dia 23 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras.

Publicado em: 16/11/2022 16:33:18

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA