Projetos que instituem dias comemorativos são aprovados na Câmara

Três proposituras desse tipo foram apreciadas na sessão desta segunda-feira

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram na 9ª sessão ordinária de 2023, realizada nesta segunda-feira (3), três projetos de lei que instituem datas comemorativas no calendário oficial do município.

O primeiro a ser apreciado foi o Projeto de Lei Nº 75/2022, de autoria das vereadoras Mirian Vanessa Pires (PSD) e Ana Júlia Casagrande (PSDB), que institui o Dia de Doar, a ser celebrado anualmente na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças. O objetivo é promover a cultura de doação para fins de filantropia, mobilizar a sociedade por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, além de incentivar a promoção de atividades relacionadas à data.

“A aprovação deste projeto também vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do nosso município enfrentam. O incentivo ao Dia de Doar é uma maneira inovadora e criativa para todos os interessados participarem, até mesmo sem nenhum custo. Os cidadãos também poderão conhecer melhor o trabalho de cada entidade e se tornarem doadores não só nesta data, mas durante todo o ano”, justificaram as parlamentares.

A segunda propositura aprovada foi o Projeto de Lei Nº 76/2022, iniciativa do vereador Marcelo de Oliveira (Republicanos), que institui o Dia do Vendedor Ambulante, a ser comemorado em 14 de novembro.

“Temos que reconhecer essa categoria e saber que eles fazem parte da economia e do sistema mercadológico. Eles criam seus próprios empregos, reduzem a pobreza por meio de seu trabalho e já fazem parte de nossa cultura e tradição”, afirmou o parlamentar.

Também foi aprovado nesta segunda-feira o Dia do Grupo de Oração, instituído pelo Projeto de Lei Nº 80/2022, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB), a ser celebrado em 13 de novembro.

“Esta data atende ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente no país. A palavra ‘oração’ para um cristão tem o significado de aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confissão, adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros”, comentou Ana Júlia.

O vídeo da 9ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras.

Publicado em: 04/04/2023 11:00:23

Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA