Vereadores debatem segurança nas escolas de Araras em sessão ordinária

Assunto foi amplamente discutido no Plenário nesta segunda-feira (10)

A segurança nas escolas foi o tema central da 10ª sessão ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Araras, realizada nesta segunda-feira (10). O assunto foi amplamente discutido por todos os vereadores durante a Palavra Livre e também foi alvo de moções na Ordem do Dia.

No início da sessão, a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires (PSD), relatou um ocorrido em uma escola particular de Manaus e afirmou que será realizada uma audiência pública no Legislativo ararense para que o tema possa ser debatido pela sociedade e pelas autoridades. A data da audiência será informada em breve.

Na Palavra Livre, os parlamentares cobraram ações das autoridades quanto à segurança nas escolas; destacaram a necessidade de implantação de detectores de metais e câmeras de monitoramento nas unidades; ressaltaram a importância de trabalhar a saúde mental dos alunos e políticas de prevenção; e comentaram sobre o plano de ações anunciado pelo Executivo e pelas forças de segurança, que entrará em vigor esta semana no município.

Os vereadores também destacaram e parabenizaram a mobilização das mães que estiveram presentes no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” com cartazes de protesto por mais segurança e policiamento nas escolas.

Na Ordem do Dia, foram aprovadas quatro moções sobre o tema, uma de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) e três da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (União Brasil). As proposituras solicitam a instalação de detectores de metais e câmeras de monitoramento nas escolas da rede pública de ensino e a adoção de medidas para a prestação de serviços de psicologia e assistência social na educação básica.

No decorrer dos últimos anos, os vereadores também têm protocolado indicações e projetos de lei apresentando alternativas ao Executivo com o objetivo de proporcionar mais segurança aos alunos.

O vídeo da 10ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras.

Publicado em: 11/04/2023 10:35:43

Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA