Maretto pede licença e Anete assume vaga

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Pelas próximas três sessões ordinárias o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) será substituído pela suplente da coligação PMDB-PV Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PV), com 1.025 votos.
Maretto entrou com pedido de licença na tarde desta quinta-feira. O afastamento, não remunerado, será de 20 dias, entre 7 e 26 de agosto. O legislador, que tem compromissos profissionais pelos próximos 15 dias, seria obrigado a se ausentar por duas sessões ordinárias (10 e 17 de agosto). “Mas num ato de reconhecimento ao PV, em função da colaboração deste partido e da professora Anete com o PMDB nas eleições, afinal os votos do partido e dela ajudaram a fazer o coeficiente eleitoral para eleger a mim e ao Marcelo Fachini, decidi estender a licença para 20 dias e dar essa oportunidade à suplente”, justificou ele.
A licença é regimental. Consta no Artigo 51 do Regimento Interno e também no Artigo 39 da Lei Orgânica do Município de Araras. No caso específico dessa licença, ela não é remunerada. Conforme o inciso II, do referido artigo do Regimento Interno, o vereador se licencia, sem remuneração, desde que o afastamento, para tratar de interesses particulares, não ultrapasse 120 dias por sessão legislativa.
Esta não é a primeira vez que Anete assume uma vaga em função da licença de um titular. No mandato passado, em 2006, ela foi convidada a legislar no lugar no então vereador Ricardo Franco, como segunda suplente da coligação PFL/PRP. Por um acordo entre Ricardo e o advogado José Roberto Apolari, primeiro suplente, este abriria mão de assumir durante o período de licença, uma vez que já exerceu a função também por 30 dias durante um primeiro afastamento do titular em 2005.
Formada em história e pedagogia, a nova vereadora é especialista em educação especial. Anete também é técnica em enfermagem. Atualmente leciona, pelo município, no Caic, na Zona Leste, e pelo estado na Escola Vergueiro, no Belvedere.
Na manhã desta sexta-feira (7), ela recebeu o convite para comparecer na Câmara e receber, das mãos do presidente Derci Tófolo (DEM), a carta de convocação. “Fiquei surpresa com essa possibilidade. É muito bom voltar e de uma forma serena, sem ser por causa das turbulências em que se encontra nossa política”, disse ela.
A professora já adiantou que deve focar o curto período de trabalho na educação. “Farei o possível para contribuir com a melhora do ensino do nosso município e, principalmente, com a melhora das condições de trabalho dos nossos professores”, completou.
Com a presença de Anete na Câmara, Araras passa a contar, novamente, com duas mulheres no poder Legislativo. No entanto, Magda Carbonero Celidório (DEM) é titular no cargo de vereadora. A última vez que uma dobradinha feminina aconteceu na Câmara foi na 9ª Legislatura, entre aos anos de 1983 e 1989 com a presença das professoras Mara Iliane Figueiredo, na época pelo PMDB, e Silvia Garcia Simões Zuntini, pelo PTB.




Publicado em: 07/08/2009 10:17:00

Publicado por: Imprensa