Anete assume e reforça compromisso pela educação

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A professora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PV) assumiu na noite desta segunda-feira (10), durante a 28ª sessão ordinária, a vaga do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB). Ele se licenciou para cuidar de compromissos profissionais.
O pedido de licença, conforme anunciado na semana anterior, era de 20 dias. No entanto, por determinação regimental, o prazo mínimo deve ser de 30 dias. Dessa forma Anete, primeira suplente da coligação PMDB-PV, ficará por mais três sessões na Câmara.
A licença é regimental. Consta no Artigo 51 do Regimento Interno e também no Artigo 39 da Lei Orgânica do Município de Araras. No caso específico dessa licença, ela não é remunerada. Conforme o inciso II, do referido artigo do Regimento Interno, o vereador se licencia, sem remuneração, desde que o afastamento, para tratar de interesses particulares, não ultrapasse 120 dias por sessão legislativa.
Anete obteve 1.025 votos na eleição de outubro passado. Esta não é a primeira vez que ela assume uma vaga em função da licença de um titular. No mandato anterior, em 2006, ela foi convidada a legislar no lugar no então vereador Ricardo Franco, como segunda suplente da coligação PFL/PRP. Por um acordo entre Ricardo e o advogado José Roberto Apolari, primeiro suplente, este abriria mão de assumir durante o período de licença, uma vez que já exerceu a função também por 30 dias durante um primeiro afastamento do titular em 2005.
Formada em história e pedagogia, a nova vereadora é especialista em educação especial. Anete também é técnica em enfermagem. Atualmente leciona, pelo município, no Caic, na Zona Leste, e pelo estado na Escola Vergueiro, no Belvedere.
 
Discurso
Após fazer o juramento e assinar o livro de posse, a nova vereadora discursou e agradeceu o apoio da família e dos amigos. Não esqueceu dos eleitores e professores. Ela reforçou o objetivo de trabalhar pela educação. “Recentemente fui efetivada na rede municipal de ensino e recebi várias manifestações para tentar melhorar as condições de trabalho dos nossos professores. E isso, certamente, reflete na qualidade de ensino oferecido às nossas crianças”, emendou.
Durante 10 minutos falou ainda da valorização do papel do idoso na sociedade e do estabelecimento de políticas públicas de saúde eficazes.
Vários vereadores expressaram apoio à vereadora e reforçaram o fato da Câmara poder contar, novamente, com duas mulheres em sua composição: Anete e Magda Carbonero Celidório (DEM). A última vez que uma dobradinha feminina aconteceu na Câmara foi na 9ª Legislatura, entre aos anos de 1983 e 1989 com a presença das professoras Mara Iliane Figueiredo, na época pelo PMDB, e Silvia Garcia Simões Zuntini, pelo PTB.




Publicado em: 11/08/2009 14:02:00

Publicado por: Imprensa