Escola Legislativa realiza palestra sobre aposentadoria no magistério

A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, em parceria com o SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), realizou a palestra “Aposentadoria no Magistério”, ministrada pelo chefe da coordenadoria de benefícios do Serviço de Previdência Social do Município de Araras (Araprev), Rodrigo de Rezende Nunes.

O evento voltado aos professores da rede municipal, foi realizado na terça-feira (7), no salão de eventos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (Unar) e contou com mais de 300 participantes.

Também participaram do evento a presidente da Câmara Municipal de Araras e vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), a vereadora e secretária da mesa Diretora da Câmara Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), o diretor de Planejamento e Gestão da Escola Legislativa Bruno Henrique Pinto, a pedagoga legislativa Caroline Mazon Gomes, o presidente do SindSepa José Raul dos Santos, o vice-presidente do Sindsepa Adolfo Antonio Affonso, a secretária-geral do SindSepa Eliana Ferreira Lopes e a membra do Conselho Fiscal do SindSepa Fernanda Ferreira Lopes.

Os professores da rede municipal de Araras foram convidados a participar da palestra, com o objetivo de serem informados sobre aposentadorias e pensões, principalmente após as atualizações das regras da previdência. Todos os professores presentes receberam um material com as informações emitidas pelo palestrante.

Entre os tópicos abordados no evento, pode-se citar: aposentadoria por incapacidade permanente; aposentadoria para portadores de deficiência; aposentadoria especial – exposição a agentes químicos, físicos e biológicos; aposentadoria especial – regra de transição; aposentadoria compulsória; regra especial de transição; regra especial de transição para professores; regra especial de transição (direito adquirido); regra de transição 1 – pontos; regra de transição 1 – Pontos  – § 9º; regra de transição 2 – Pedágio; regra geral de aposentadoria para “novos servidores”; regra geral de aposentadoria para “novos servidores” – professores; e pensão por morte.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA