Luiz Roberto Ortiz Nascimento recebe Título de Cidadão Ararense

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras outorgou o Título de Cidadão Ararense ao Sr. Luiz Roberto Ortiz Nascimento, na noite da quinta-feira (16), conforme o Decreto Legislativo nº 18, de 19 de setembro de 2023, de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB).

Compuseram a mesa da sessão solene a vereadora e secretária da Mesa Diretora da Câmara, Regina Corrochel, a qual presidiu a solenidade, o vereador Ricardo Murilo Coghi, o ex-vereador Mário Corrochel Neto e a esposa do homenageado, Renata de Camargo Nascimento. Todos eles tiveram a oportunidade de enaltecer suas considerações ao novo cidadão ararense na tribuna.

Além deles, também teceram considerações ao Sr. Luiz Roberto Ortiz Nascimento o seu neto, Rodrigo José Camargo Nascimento Palaia, e o amigo, Sr. Tito Enrique da Silva.

Sr. Luiz Roberto Ortiz Nascimento e sua esposa escolheram Araras para ficar e fincar raízes. “Como muitos de vocês sabem, minha família e eu frequentamos essa cidade há cerca de 25 anos, quando então adquirimos a Fazenda Santo Antônio e fizemos dela a nossa segunda casa. Um quarto de século pode não ser muito se comparado a uma fazenda como a Santo Antônio, com quase dois séculos de história, mas 25 anos é bastante na vida de uma pessoa. Há 25 anos, por exemplo, Renata e eu éramos um casal relativamente jovens, pais de três filhos então adolescentes.”, contou o homenageado.

Durante seu discurso na tribuna, Sr. Luiz Roberto Ortiz Nascimento explicou sobre sua preocupação com sustentabilidade, presente em tudo o que é cultivado por eles na fazenda.

Por exemplo, o novo cidadão ararense citou um projeto de interesse público que está sendo desenvolvido junto à Esalq e que terá reflexos por muitos anos. Trata-se de uma área reservada para o plantio de madeiras nobres da Mata Atlântica.

“O resultado desse projeto só poderá ser colhido no futuro, em prazos que vão até 50 anos. Essa, afinal, é a principal colheita que gostaríamos de deixar como contribuição, ainda que modesta, para os que virão depois de nós.”, explanou o homenageado.

 

Biografia de Luiz Roberto Ortiz Nascimento

 

Nosso homenageado nasceu no dia 19 de dezembro, na cidade de São Paulo. É filho de Roberto Nascimento e de Maria Bernadete Ortiz Nascimento.

Casou-se com Renata de Camargo Nascimento, com quem tem três filhos e nove netos.

Luiz Roberto Ortiz Nascimento é formado em Ciências Econômicas na Universidade Mackenzie, é empresário do setor agrícola e proprietário de terras onde produz café de alta qualidade, além de soja, milho e cana-de-açúcar.

Iniciou a carreira profissional em 1971, na empresa de seu pai e, em 1974, passou a integrar o grupo Camargo Corrêa, tendo ocupado ao longo dos anos inúmeros cargos executivos nas empresas.

Também foi membro do Conselho de Administração da Alcoa Alumínio, da Santista Têxtil e presidente do Conselho de Administração da São Paulo Alpargatas.

Constituiu empresas que atuam nas áreas de agronegócios, desenvolvimento imobiliário, incorporação imobiliária e participações societárias.

Desde 1998, é membro fundador do WWF no Brasil, maior organização ambiental do mundo. Foi membro da organização mundial de presidentes de empresas e também é sócio fundador do Instituto Camargo Corrêa, criado em dezembro de 2000, uma organização do terceiro setor que investe em educação, cultura e saúde e focada em crianças e adolescentes.

Em 2007, recebeu a medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco, por relevantes serviços prestados ao país.

Bem antes disso, em 1999, adquiriu a histórica Fazenda Santo Antônio, situada em Araras. Desde então, cuida e preserva a fazenda fundada em 1831, além de sua história e suas memórias, no que diz respeito à arte e à cultura de ilustres paulistas e da vida em São Paulo.

Há cerca de 25 anos, mora com sua esposa na fazenda em Araras, usufruindo da natureza e da qualidade de vida de nossa bela cidade.

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA




Publicado em: 21/11/2023 10:57:25

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA