Câmara realiza Sessão Solene pelo “Dia da Consciência Negra”

A Câmara Municipal de Araras realizou a Sessão Solene pelo “Dia da Consciência Negra” nesta quarta-feira (22), na qual foram homenageadas pessoas que se destacaram por ações desenvolvidas junto à comunidade e voltadas à promoção de uma sociedade mais justa e igualitária em relação aos afrodescendentes em Araras. O evento faz parte do calendário da Casa desde 2010.

A sessão solene foi presidida pela vereadora e membra da Mesa Diretora da Câmara, Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB). Também compuseram a mesa a vereadora e membra da Mesa Diretora atual, Ana Júlia Casagrande (PSDB); o vereador José Roberto Apolari (PP); o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL); o vereador Ricardo Murilo Coghi (União Brasil); e a conselheira municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras e presidente da Acafro (Acervo Cultural Afro-brasileiro de Araras), Neuza Maria Pereira Lima.

“Nosso sincero agradecimento aos vereadores, porque não é comum nós fazermos um evento que seja voltado à nossa comunidade negra; toda a problemática, todas as intolerâncias que nós enfrentamos, não é comum nós vermos uma mesa repleta de vereadores. Isso simboliza a possibilidade dos diálogos sociais e institucionais que nós precisamos, nós todos, em termos de direitos humanos. [...] Isso tudo é muito gratificante, porque nós sabemos da necessidade de que nós estejamos ocupando esses espaços institucionais. [...] Eu estou muito feliz dentro dessa minha sétima década, por ver o que nós estamos presenciando hoje; [...] esse avanço e essa vitória geracional que nós estamos tendo. Realmente, nós estamos vivendo uma geração contra todo tipo de intolerância.”, declarou Neuza Maria na tribuna.

Confira, a seguir, o nome do vereador e de seu respectivo homenageado:

Ana Júlia Casagrande – Raquel Campos Moura

José Roberto Apolari – José Marques Pereira

Manoel Oliveira dos Santos Filho – Luiz Fortunato

Mirian Vanessa Pires – Kátia Elaine Francisco

Regina Noêmia Geromel Corrochel – Maria Ligia Sant´Ana

Ricardo Murilo Coghi – Vanerson Silveira Gonçalvez

Rodrigo Soares dos Santos – Ademir Nogueira da Silva

A sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra está disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=HdEVJbkH338

Eliane Pessotto

Jornalista/CMA