Diplomação de “Professor de Práticas Inovadoras” é celebrada na Câmara

A Câmara Municipal de Araras realizou a primeira edição da entrega do diploma “Professor de Práticas Inovadoras – Professora Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas”, na última quarta-feira (29), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.

A ideia da premiação de reconhecimento aos professores partiu da vereadora e atual vice-presidente da Câmara, Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que presidiu a solenidade.

Além dela, compuseram a mesa da solenidade a coordenadora de gestão e planejamento educacional, Elisangela Zaniboni, representando a Secretaria Municipal de Educação; e Angelane Beck Soares dos Santos, representando os familiares e amigos da professora Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas (que leva o nome desta premiação).

O diploma “Professor de Práticas Inovadoras – Profa. Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas” visa enaltecer e reconhecer o mérito dos professores da rede pública municipal do ensino de Araras, que realizam importantes iniciativas em busca da aprendizagem de todos os alunos, por meio de projetos bem-sucedidos, criativos e inovadores.

O concurso consiste na seleção e premiação dos quatro melhores projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Araras, em todas as etapas da educação básica, e que no exercício da atividade docente contribuíram de forma relevante para a qualidade da educação de Araras.

A diplomação envolve projetos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Professora Maria Carolina da Silva Mariano, da Emei Francisca Maria Mendes Marques.

Desenvolve o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, para promover a alfabetização de forma bem mais lúdica, com os alunos de 5 e 6 anos, do Jardim II. Os alunos têm o cantinho da leitura usado nos primeiros 30 minutos de aula. São apresentadas histórias a eles, que viram jogos, brincadeiras, músicas, gincana dos sons das letras, construções e até animações em 3D. O projeto estimula o interesse e o envolvimento das crianças e torna a alfabetização mais fácil e eficaz.

- Professora Maria Luiza Machado Pereira, da Emef João Poletti.

Realiza o projeto Astronomia, desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Com uso de mapas celestes e aplicativos digitais, o projeto permite que os alunos conheçam e explorem o sistema solar. O projeto estimula a observação, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. Juntos os alunos utilizaram o Espaço Maker, do Fab Lab, para confeccionar maquetes dos planetas e um planetário, usando impressão 3D e corte a laser.

- Professor Rafael Marquezin, da Emef Professor Julio Ridolfo.

Trabalha com o Projeto Interdisciplinar Música na Escola, que surgiu para combater a ansiedade e a ociosidade no contraturno escolar. O projeto promove aulas com instrumentos musicais e outras atividades; contribui para a integração social, cultural e artística, despertando o interesse e a sensibilidade dos alunos e uma sociedade mais harmônica; desenvolve a criatividade, promove saúde mental e lazer, revela talentos, trabalha a pluralidade e desenvolve a autoconsciência.

- Professora Ketry Gurnhak de Carvalho, da Emef Thereza Colette Ometto.

Atua com o projeto EJA Empreendedora, o qual promove a educação empreendedora, desenvolvendo oficinas que estimulam o reaproveitamento e a transformação de materiais em objetos de aprendizagem, utilizados em sala de aula e também em artes comercializáveis, estimulando a melhoria da renda familiar dos alunos e criando oportunidades de trabalho.

É importante destacar que o objetivo dessa premiação é valorizar, reconhecer, enaltecer o trabalho dos professores como atores fundamentais no processo formativo das novas gerações, dando visibilidade às práticas inovadoras no contexto pedagógico, promovendo o estímulo à participação dos professores como sujeitos ativos no desenvolvimento da educação de Araras.

Além disso, resgatar o respeito, o orgulho, o reconhecimento pela profissão, a qual exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação e que requer, mais ainda, compromisso e comprometimento.

Eliane Pessotto

Jornalista/ CMA