Audiência Pública do Araprev é marcada por desrespeito ao legislativo municipal

Presidente da autarquia, Gilberto Del Bel, fez acusações e ataques à presidente e aos demais vereadores.

Na manhã desta quinta-feira (14), às 9h, o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) utilizou o plenário da Câmara Municipal de Araras, para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de exibir a prestação de contas do ano de 2022 até outubro de 2023, incluindo resultados de investimentos, avaliação atuarial e governança corporativa.

A audiência foi comandada pelo presidente executivo do Araprev, Gilberto Del Bell, que antes da apresentação da prestação de contas aproveitou o espaço para um discurso que fugia do tema proposto pela audiência e atacou o legislativo municipal, que recentemente aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 do Araprev, pelo qual o município ficou autorizado a dar em pagamento à entidade, 109 imóveis.

Incomodado com o discurso feito na época da votação do projeto, pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Mirian Vanessa Pires (ela foi uma dos 5 vereadores contrários ao projeto), Gilberto Del Bel fez graves acusações à gestão dela e aos trabalhos dos vereadores da atual legislatura.

A plateia composta basicamente por alguns funcionários do Araprev – até por conta do horário e da falta de divulgação por parte da autarquia – também tinha a presença de vereadores incomodados com o desrespeito e as acusações de Gilberto Del Bel. Entre eles, estava a presidente Mirian Vanessa, que pediu para falar entre o discurso de Gilberto e a apresentação da prestação de contas do Araprev, já que havia sido citada. Todavia ela teve a fala negada pelo presidente da autarquia naquele momento.

Apresentada a prestação de contas pelas funcionárias do Araprev, Silmara Flávio Pacagnella, coordenadora jurídica, e Marleidi Silva Santos Medeiros, coordenadora financeira, os vereadores puderam falar. Rodrigo Soares do Santos (PSDB), Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) questionaram a falta de respeito com o trabalho dos vereadores, o fato de a audiência não ser em horário mais acessível aos funcionários públicos e se não deveria ter acontecido antes da votação do projeto.  Eles também pediram para que o presidente do Araprev oficializasse as denúncias que diz ter contra a Câmara Municipal, para que, se forem reais, os vereadores tomem as providências devidas. Todos também defenderam a gestão e a idoneidade da presidente Mirian Vanessa que, enfim, também teve seu espaço de fala.

A presidente começou explicando o discurso dela no dia da votação do projeto do Araprev, que tanto incomodou o presidente executivo da autarquia. “Quando eu critico, critico o cargo em si, independente de quem estiver nele. É uma questão de impessoalidade, coisa que o senhor não me respeitou nesse sentido, o senhor atacou a minha pessoa. Eu falo em renovação em relação a cadeira que o senhor ocupa, a gestão precisa ser modificada com ideias novas, com benefícios aos servidores.”, disse a presidente Mirian Vanessa.

Sobre as acusações feitas à Câmara Municipal, Mirian Vanessa rebateu dizendo que “todos os vereadores realizam trabalho sério e o senhor julgou e ofendeu até os vereadores que votaram favoráveis ao projeto que vocês fizeram com o prefeito”. E continuou, “muito ruim o senhor vir aqui hoje e utilizar a fala que usei na tribuna, representando a população, para iniciar a audiência de prestação de contas. A gente tem que saber o que se discute. Essa audiência é para que? É técnica? Para mostrar as contas do Araprev? Ok! A gente fugiu do foco porque o senhor iniciou essa discussão. Discussão que a gente fez com os 11 vereadores no plenário, mostrando a nossa opinião, e eu fui eleita pra isso!”.

Mirian Vanessa ainda concluiu dizendo, “na hora que o Araprev soube do posicionamento da Câmara em relação ao projeto, podia ter feito audiência pública. Estamos discutindo agora, coisas que deveriam ser discutidas lá atrás. O Araprev fez audiência pública sobre coisas que a Prefeitura queria fazer com ele? Não fez! A Câmara fez a dela. O Araprev fez?”, questionou.

O vídeo da audiência pública do Araprev pode ser conferido no link https://www.youtube.com/live/IDj7Y4LSdug?si=KtieeWzeuf8nDbbK .

Publicado em: 16/12/2023 10:48:46

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA