Notícias



Câmara Municipal de Araras adere ao ‘Janeiro Roxo’ para incentivar a luta contra a Hanseníase

A fachada do prédio estará ao longo deste mês de janeiro iluminada na cor roxa

Publicado por: Diretoria de Comunicação da CMA com informações da SECOM/PMA


 

A fachada da Câmara Municipal de Araras estará ao longo deste mês de janeiro iluminada na cor roxa em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase comemorado sempre no último domingo de janeiro, neste ano cairá no dia 27. O objetivo é incentivar a luta contra a Hanseníase.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras está promovendo campanha de mobilização para alertar e informar os ararenses sobre a doença, as atividades preventivas estão sendo desenvolvidas pelas equipes das ESFs (Estratégia Saúde da Família), das UBSs (Unidade Básica de Saúde) e do próprio ambulatório de Hanseníase. “Neste pacote de ações preventivas, a população irá obter informações gerais sobre a Hanseníase, seus sintomas, locais de atendimento e futuros tratamentos”, explica o Secretário de Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia.

Para criar identidade à campanha, as Unidades de Saúde estarão enfeitando o ambiente de trabalho com bexigas na cor roxa, vestimenta com laços roxos, além de distribuição de cartazes e panfletos sobre o tema. “A campanha também será desenvolvida em igrejas católicas e evangélicas do município. O prédio da Câmara Municipal e alguns prédios públicos estão iluminados com a cor roxa, isso é muito importante para alertar a população quanto a prevenção, ”, destaca Borelli.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. A Hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com diagnostico e tratamento precoces. A transmissão é por meio das vias respiratória: tosse ou espirro.

Manifesta-se, geralmente, com aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao teto, dificuldades para segurar objetos (sintomas iniciais).

Outros sinais da infestação, considerados tardios, são caroços e inchaços no corpo – em alguns casos avermelhados e doloridos -, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, dor e “sensação de choque”, fisgadas e “agulhadas” ao longo  dos nervos dos braço, pernas e pés.

 


Publicado em: 11 de janeiro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vereadores da Câmara Jovem participam de capacitação neste sábado

18 de abril de 2024

Os vereadores eleitos na 23ª Legislatura da Câmara Jovem, que tomaram posse no último dia 26 de março, participam da primeira capacitação neste próximo sábado (20), no plenário “Vereador Bruno Moys...



Parte dos vereadores da Câmara Municipal troca de partidos após período permitido pela legislação

17 de abril de 2024

Durante a Janela Partidária, período de 30 dias que os vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato (entre 7 de março e 5 de abril de 2024), a maioria dos vereadores da 18ª Legislatura...



Câmara Municipal de Araras conta com tradução simultânea de Libras

17 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras conta com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos trabalhos parlamentares, a fim de garantir o direito à inclusão às pessoas com deficiência aud...



Álcool e drogas é tema da Tribuna Livre

16 de abril de 2024

A Tribuna Livre da 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (15), teve como orador Messias Joaquim da Silva, que abordou o tema alcoolismo e drogas. Em diversos momentos de seu discurso,...



Câmara rejeita veto da prefeitura a projeto que isenta templos religiosos e igrejas de pagarem taxas

16 de abril de 2024

Na 11ª Sessão Ordinária da Câmara, o Executivo Municipal enviou o Veto Integral ao Autógrafo nº 004/2024, referente ao Projeto de Lei Complementar nº 30/2023, de autoria da presidente da Casa e ver...



Câmara rejeita veto do Executivo a Projeto de Lei por oito votos

16 de abril de 2024

Os parlamentares derrubaram um veto do Executivo durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, referente ao Projeto de Lei nº 117/2023. A prefeitura encaminhou à Casa de Leis o Veto Parcial a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!