Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o jornalista Tobias José de Oliveira Ferraz para abordar o tema meio ambiente, na Tribuna Livre, durante a 26ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (28).
O jornalista destacou que no dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial da Conservação da Natureza e também o Dia do Agricultor – datas representativas para a valorização, preservação e proteção do meio ambiente e da agricultura sustentável. Na Tribuna, Tobias propôs reflexões sobre questões ambientais em discussão no Brasil e em Araras.
Vale destacar que Tobias Ferraz é diretor do documentário “Árvore, ser! Vida e Envolvimento”, que foi um dos projetos selecionados no Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental, da Câmara Municipal de Araras, que ocorreu em junho de 2025.
O documentarista explicou que a 1ª Festa das Árvores do Brasil, realizada em Araras no ano de 1902, foi um protesto à devastação que ocorria na região e no país para a implantação das lavouras de café. Paralelamente a esse resgate histórico, Tobias propôs reflexões sobre o Projeto de Lei nº 2.159/2021, conhecido como “PL da Devastação”, que dispõe sobre o licenciamento ambiental.
O orador da Tribuna Livre enfatizou preocupações com urgências ambientais e com diversas situações específicas, como: liberação de áreas rurais para especulação imobiliária; denúncias de loteamentos que estão drenando nascentes em Araras; situação do rio Mogi Guaçu; sugestão de incentivo ao turismo no bairro Cascata; descarte de resíduos em Araras; tratamento de água em Araras; entre outros assuntos.
O vídeo da 26ª Sessão Ordinária está disponível no YouTube da Câmara Municipal de Araras, por meio do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=uT6__uBVIUQ
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 28/07/2025 22:34:02
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA