Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 132/2025. Fica criado o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina. A aprovação ocorreu na 31ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda (1º).
O dia em questão deve ser celebrado todo ano em 24 de junho, assim como já ocorre em âmbito nacional, e deve ser integrado ao Calendário de Datas Comemorativas de Araras. Os objetivos dessa data são:
- Promover a informação, sensibilização e combate ao preconceito relacionado à fissura labiopalatina;
- Estimular ações de acolhimento, inclusão e valorização das pessoas com fissura labiopalatina.
- Incentivar a realização de campanhas educativas, atividades escolares, rodas de conversa, palestras e ações sociais com foco na educação em saúde.
- Fortalecer redes de apoio, promovendo o acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento multiprofissional.
A autora do Projeto de Lei nº 132/2025 é a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD).
A fissura labiopalatina é uma das malformações congênitas, ou seja, de nascença, mais comuns entre as malformações que afetam o rosto do ser humano. O lábio e o palato (“céu da boca) são formados por estruturas que se separam nas primeiras semanas de vida do indivíduo, formando fendas, ou fissuras, no lábio do paciente.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 01/09/2025 19:22:56
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA