O projeto Câmara Cidadã recebeu na terça-feira (25) os estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adalgisa Perim Balestro Franzini, que assistiram a duas palestras sobre igualdade racial. Vale lembrar que novembro é o Mês da Consciência e ações de reflexão estão previstas durante todo o mês. A palestra foi organizada pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, que é responsável pelo projeto Câmara Cidadã.
O palestrante José Roberto Sabino (Tito Sabino) explicou o que é desigualdade racial, isto é, a falta de oportunidades por causa da cor da pele; as origens e o desenvolvimento da escravidão no Brasil e no mundo e a abolição da escravatura. Tito Sabino ressaltou que a libertação dos escravos não deu direitos à população negra, colaborando para um ciclo de desigualdade existente até hoje.
Ele terminou a sua reflexão falando sobre o Estatuto da Igualdade Racial, lei federal que estabelece diretrizes para promover a inclusão social, racial e econômica da população negra.
Logo após, os alunos assistiram a mais uma palestra ministrada por Maria Caroline Lima de Souza, que veio a convite da Câmara por conta de uma parceria com a Secretaria de Educação. Os pontos principais de sua fala foram a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), uma ação educacional que visa promover a valorização da diversidade e combater o racismo; o movimento negro no Brasil; e dados sobre a população negra em Araras.
Os alunos ganharam um exemplar do Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, que apresenta os principais pontos da lei de forma simplificada para crianças e adolescentes.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 25/11/2025 11:36:18
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA