Notícias

Notícias da Câmara



Procuradoria Especial da Mulher promove palestra encorajadora sobre superação de mulheres vítimas de violência

A Procuradoria Especial da Mulher promoveu uma palestra, na quarta-feira (10), com o tema ‘Rompendo Barreiras: da Violência à Superação', em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O evento, aberto ao público, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Araras e foi ministrado por Francielle Silva Moura, vítima de violência doméstica, e Milton Caleff, Conselheiro Estadual da Pessoa com Deficiência. 

Também estiveram presentes no encontro a procuradora especial da mulher, a vereadora Rosa Maria Scanavini (PRD), os demais integrantes da procuradoria, o vereador Fábio Domingues (Republicanos) e a vereadora Marluce Natália de Goes Lima (PL), além do presidente da Casa, o vereador Rodrigo Soares (MDB), a inspetora da Guarda Civil Municipal, Sônia Aparecida de Oliveira Lima, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Laura Giachetti Botezelli e o advogado Marcos Ferian. 

A convite do professor de educação física Giovanni de Almeida Andreotti, a palestrante Francielle Silva Moura, de 25 anos, relatou o episódio de violência doméstica que sofreu há seis anos: ela foi abusada sexualmente e depois esfaqueada 17 vezes pelo ex-companheiro na frente do filho de três anos. 

Depois da agressão, Francielle foi encaminhada ao hospital, sobreviveu ao ataque e ficou paraplégica. Durante a fala, ela destacou que, apesar da violência, não deixou com que a nova condição a limitasse, pelo contrário, decidiu que iria reconstruir a vida ao lado do filho e assim o fez com o auxílio de amigos e familiares. Ainda de acordo com ela, o agressor se entregou à polícia e permanece preso. “Não deixe que ninguém regule a sua vida. Somos capazes de tudo e conseguimos tudo!”, enfatizou Francielle. 

Milton Caleff, Conselheiro Estadual da Pessoa com Deficiência, chamou a atenção para o aumento do número de feminicídios nos últimos meses no Estado de São Paulo e sobre as agressões que as mulheres são vítimas, principalmente as que possuem alguma deficiência. 

Já a procuradora especial da mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD), ressaltou a importância de saber reconhecer as violências que as mulheres sofrem no relacionamento, para além da violência física, e deixou um recado para todas elas: “Não se calem, denunciem. Nunca é tarde!”, reforçou. 

Julia Peixoto

Jornalista/CMA

Visualize fotos




Publicado em: 10/12/2025 12:37:22

Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA