A Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Araras, lança campanha de conscientização sobre o câncer, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e ao Dia Municipal da Luta Contra o Câncer, celebrados em 4 de fevereiro.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Dia Municipal da Luta Contra o Câncer é de autoria da procuradora especial da mulher e idealizadora da campanha, a vereadora Rosa Maria Scanavini (PRD).
A ação da procuradoria visa disseminar informações sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle do câncer, bem como levar à população em geral discussões atuais sobre a doença, durante todo o mês de fevereiro.
Também neste período, a convite da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e da Associação Laço Rosa de Araras (Alara), o prédio da Câmara Municipal de Araras estará iluminado com as cores laranja e azul escuro como forma de chamar a atenção para a importância da discussão sobre o tema e prevenção da doença, que é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares, segundo a OMS.
Ainda de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), espera-se que até 2030, ocorram mais de 25 milhões de novos casos de câncer no mundo. No Brasil, eram esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025, sendo o câncer de mama e o de próstata os mais incidentes na população. No dia 4 de fevereiro de 2026, o instituto fará o lançamento do novo estudo de estimativa de incidência de câncer no país para o triênio 2026-2028.
Julia Peixoto
Jornalista/CMA
Publicado em: 03/02/2026 10:57:15
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA