O primeiro dia do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Câmara de Praia Grande (SP), foi concluído na quinta-feira (5), com a palestra de tema “Do reality show à vida real: quando o público vira personagem e a comunicação de massa acontece”.
O palestrante foi Eduardo Gaspar, diretor de criação da TV Gazeta, vencedor do Emmy Internacional 2023 pelo reality show “A ponte - The Bridge Brasil” e do Rose d'Or Latino pelo reality “Terceira Metade” do Globoplay.
De acordo com Gaspar, os realities shows são fenômenos culturais e são consumidos por muitos brasileiros, pois tem falha, conflito e emoção e “todo mundo ama uma boa história”, enfatizou. Além disso, segundo o produtor, os projetos têm inspiração na literatura e na dramaturgia, por exemplo, com a criação de um mocinho e um vilão.
Eduardo ainda destacou que, atualmente, com as redes sociais, ninguém mais quer ser audiência, todo mundo quer ser protagonista e participar ativamente da história que está sendo contada. A evolução tecnológica também causou mudanças na comunicação de massa, segundo o palestrante, tornando-se transmitida de muitos para muitos, com a mensagem disputada e a narrativa fragmentada e viva, e não mais de forma linear.
“Na comunicação atual, a perfeição afasta, a humanidade aproxima e a verdade engaja”, afirmou Gaspar aos profissionais de comunicação presentes no evento. O produtor ainda afirmou que para fazer comunicação pública de qualidade todos os lados da notícia precisam ser ouvidos, pois não existe uma verdade absoluta.
O 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste pode ser assistido pelo YouTube da Câmara Municipal de Araras, por meio do link: https://m.youtube.com/watch?v=zPeL6bvd9iQ.
Julia Peixoto
Jornalista/CMA
Publicado em: 09/02/2026 12:17:10
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA