Notícias

Notícias da Câmara



UFSCar, Escola Joel Job e Sérgio Ieda recebem Prêmio Cidade das Árvores

UFSCar, Escola Joel Job e Sérgio Ieda recebem Prêmio Cidade das Árvores

 

              A Câmara Municipal de Araras realizou na noite de sexta-feira (10),  a sessão solene da primeira edição do Prêmio Cidade das Árvores de Preservação Ambiental, instituído através do Decreto Legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT), que tem objetivo destacar aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.

            Os homenageados da noite foram a Emef “Joel Job Fachini”, CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFSCar/ campus Araras e o dr. Sérgio Roberto Ieda, o qual se dedicou muitos anos a APPA (Associação de Proteção e Preservação Ambiental) e foi representado pelo filho José Ieda Neto.

            A aluna do 6º ano Natália Roverone da Silva, acompanhada pela professora Lilia Cornélia Prado Thomaz, falou em nome dos estudantes da Emef “Joel Job Fachini”, que vêm desenvolvendo trabalhos de conscientização ambiental desde o início do ano. “Nós trabalhamos com o livro “Planeta Berra” que fala sobre os problemas que a Terra vem sofrendo e também tratamos da reciclagem do lixo, além de montar uma armadilha para o mosquito da dengue”, disse Natália.

            O vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, o professor dr. Marcos Antonio Sanches Vieira durante os agradecimentos comentou sobre a importância da produção de energia sustentável. “Apesar de parecer um contrassenso ecológico, devido a cana-de-açucar ser uma monocultura, temos que pensar que essa cultura tem colocado o Brasil em uma posição de destaque mundial. A cana-de-açucar gera uma energia muito mais eficiente e sustentável”, afirmou Sanches.

            Breno Cortella, durante seu pronunciamento, ressaltou a importância do evento. “O prêmio tem como objetivo destacar o que os ararenses fizeram há 100 anos, quando foi realizada a primeira Festa das Árvores, e refletir sobre o papel das políticas públicas, do Executivo e Legislativo”, concluiu o autor do decreto.

               Durante o evento, 150 mudas de seis espécies diferentes (uvaia, oiti, pitanga, grumixama, cássia-imperial e jenipapo) foram distribuídas aos convidados. As mudas foram doadas à Câmara pela Aehda (Associação de Educação do Homem do Amanhã).

               A escolha dos premiados foi definida por Comissão, indicada pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB). Formaram a Comissão o vereador e autor do decreto, Breno Zanoni Cortella (PT), o vereador Eduardo de Moraes (PP), o presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Carlos Cerri Júnior, o representante do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Alberto Dalla Costa Neto, e o professor Dr. Victório Laerte Furlani Neto, professor de notório reconhecimento nacional e internacional na área ambiental.

Aryana Storoli

Assessora de Imprensa / CMA

 

Foto

Legenda:  Maretto e prefeito entregam medalha à aluna da escola “Joel Job Fachini”.

 

Visualize fotos




Publicado em: 14/06/2011 15:22:00

Publicado por: Imprensa