Evento pretende ser registrado no Guiness Book – o Livro dos Recordes
Com o objetivo de prevenir o afogamento infantil e buscar um novo recorde mundial, aconteceu às 12h de hoje (horário de Brasília) simultaneamente em várias cidades de diversos países do mundo, inclusive em Araras, o projeto mundial batizado de “A MAIOR AULA DE NATAÇÃO DO MUNDO”. Em Araras a aula aconteceu na Academia Natação & Cia, e foi homologada pelo presidente da Câmara, o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) e pelo secretário municipal de Educação, Léo Gurnhak (PT).
A iniciativa pretende ser registrada no Livro dos Recordes (Guiness Book). Para isso, o procedimento seguiu determinadas orientações da equipe organizadora, que é dos Estados Unidos. No Brasil, nove academias se inscreveram para oferecer a aula gratuitamente à população. Araras é a única cidade da região que disponibilizou essa atividade, das 12h às 12h45.
Participaram da aula 48 crianças, entre alunos da academia e da Emef “Prof. Leonaldo Zornoff”, do Jardim Alvorada.
Aberta a todas as crianças entre 2 e 14 anos interessadas em aprender noções sobre segurança e prevenção de afogamentos, a atividade visa contribuir para a redução do número de afogamentos, orientando as crianças sobre como agir dentro da piscina e o que fazer se ela se deparar com alguém se afogando.
O evento tem o nome oficial “The World´s Largest Swimming Lesson” (www.theworldslargestswimminglesson.org) surgiu em 2010, nos Estados Unidos, como resultado da reunião das principais entidades de segurança aquática e treinamento americanas, com o objetivo de intensificar a luta contra afogamentos de crianças.
O Brasil participou pela primeira vez, com 11 locais entre academias, escolas de natação e clubes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A participação brasileira está sendo coordenada pelo INATI – Instituto de Natação Infantil (www.inati.com.br) que vê nesse evento a oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o grave problema de afogamentos de crianças em todo o mundo e, em especial, no Brasil. Hoje, o afogamento é a segunda causa de morte acidental para crianças de 1 a 14 anos.
FOTO
CREDITO: Renata Pinarelli/CMA
LEGENDAs: O presidente do Poder Legislativo de Araras, Irineu Norival Maretto, acompanha e homologa a Maior Aula de Natação do Mundo
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação