Os vereadores Breno Cortella (PT), Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT), Erison Mercatelli ((PSB) e Valdemir Gomes-Mami (PT) estiveram ontem no Paço Municipal na cerimônia de lançamento do Orçamento Participativo (OP) 2011. Além dos vereadores e do prefeito Nelson Brambilla, presentes o vice Carlos Jacovetti, o presidente do Saema Carlos Cerri Júnior, além de secretários, presidentes de sindicatos, de associação de moradores de bairros, servidores municipais e cidadãos ararenses.
Durante a solenidade de apresentação, os vereadores falaram sobre a importância de realizar as reuniões, para que a população participe e informe as demandas dos bairros para que constem no orçamento do próximo ano. “É sempre positiva a participação da população. Prova disso foi a revitalização da praça do Jardim São João, uma das demandas apresentadas pela população do bairro numa das reuniões do Orçamento Participativo”, informou Cortella.
Amanhã acontece a primeira reunião, às 19h, no Paço Municipal, quando os moradores do Centro vão debater as demandas da região do centro da cidade.
Objetivo do Orçamento Participativo é abrir espaço para a população participar juntamente com a administração pública na decisão dos investimentos que serão realizados em Araras em 2012. O papel do ararense nessa hora é usar este espaço para esclarecer dúvidas sobre o orçamento do Município e da transparência com o dinheiro público.
A força do Orçamento Participativo está na organização e participação das comunidades neste momento, para discutir, decidir e fiscalizar as questões e o cidadão, a cidadã ararense deve ser o sujeito nesta construção.Isso só vem estimular o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.
Essa ação é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Mais que oferecer respostas ou alternativas, o que se quer é contribuir para a busca da hegemonia.
FOTO
CREDITO: Renata Pinarelli/CMA
LEGENDA: Orçamento Participativo: reuniões começam amanha no Paço Municipal
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação/CMA