Na 6ª sessão ordinária da Câmara Jovem, realizada na terça-feira (6), a presidente Júlia Batista Botelho Laschi entregou moção de congratulações ao prefeito de Araras Nelson Dimas Brambilla pela realização do 1º Festival Café e Chocolate e também para os alunos do Colégio Anglo pelo Dia do Voluntário, comemorado em 28 de agosto.
A professora do colégio, Carolina Bono, falou em nome dos alunos e agradeceu a homenagem contando um pouco do projeto de voluntariado que a escola desenvolve nas Irmãs Canossianas. “Os estudantes fazem recreação com as crianças carentes, dão aulas de reforço, dança e alguns são contadores de história. Esse ano o projeto ganhou mais força devido ao número de alunos que aderiram ao trabalho e independente da ação, mesmo que mínima, é importante porque os jovens conseguem tirar muitas lições de vida”, disse Carolina.
O prefeito iniciou seu pronunciamento comentando da importância de uma Câmara Jovem no município, que incentiva o exercício da cidadania e uma participação mais efetiva dos jovens nas questões políticas da cidade. Disse que a ideia do 1º Festival Café e Chocolate partiu de uma conversa com a Nestlé que queria comemorar seus 90 anos e essa parceria foi um sucesso, tanto que já está sendo acertando a organização do segundo festival. “Criar um calendário turístico no município não é fácil e temos que ganhar experiência nesses eventos para melhorar cada vez mais. Além do Festival do Café e Chocolate, Carnaval e Festa Junina queremos incluir em nosso calendário cultural a Facia, Feira das Nações e estamos articulando para o mês de novembro uma festa das tradições nordestinas”, afirmou Brambilla.
Tribuna Livre
O guarda municipal Rodrigo Rezende usou a Tribuna Livre para falar sobre a evasão escolar, já que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A evasão é um fato muito preocupante em Araras e disse que as escolas precisam de mais projetos de inclusão para resgatar os alunos. Rezende pediu ajuda dos vereadores jovens que representam suas escolas para auxiliar nesse trabalho do Conselho Municipal e do Conselho Tutelar. O gm disse que o principal motivo da evasão é o uso abusivo de drogas e as séries que mais possuem problemas com alunos evadidos são os sextos e sétimos anos.
Palavra Livre
A vereadora Valéria Fernandes Pedrosa falou sobre sua indicação que trata sobre melhorar o atendimento odontológico nos postos de saúde. A vereadora comprovou que faltam dentistas e materiais específicos nos postos, principalmente no posto do Parque D. Pedro.
O vereador Guilherme Mallaman Baccaro disse que recebeu uma resposta da Secretaria de Educação de um requerimento que fez em junho sobre a falta de livros na escola Joel Job. A Secretaria respondeu que ocorreu esse erro porque o MEC se baseou em dados de vagas do ano anterior, mas já providenciou uma quantidade maior de livros para o próximo ano.
A vereadora Júlia Batista Botelho Laschi contou do sucesso da Conferência Municipal da Juventude que reuniu mais de 130 jovens. Na reunião foram eleitos 25 delegados que irão representar a cidade na Conferência Regional e apresentar o plano diretor da juventude que contêm 70 propostas, entre elas: passe livre nos ônibus circulares, incentivo a coleta seletiva, maior investimento no esporte e cultura e campanha de conscientização sobre sexualidade.
Aryana Storoli
Assessora de Imprensa / CMA
Foto
Legenda: Prefeito disse que outros eventos culturais serão incluídos no calendário municipal.
Crédito: Aryana Storoli / CMA
Publicado em: 08/09/2011 16:39:00
Publicado por: Imprensa