Até a próxima sexta-feira a Prefeitura de Araras realiza a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que acontece no Unar - Centro Universitário “Edmundo Ulson”. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira, e contou com a presença dos vereadores Breno Cortella, Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé, Derci Tófolo, Erinson Mercatelli, Valdemir Gomes-Mami e Eduardo de Moraes, que ocupou a mesa solene representando a Câmara Municipal de Araras.
A composição da mesa solene contou ainda com o prefeito Nelson Brambilla, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, o presidente do Saema Carlos Cerri Júnior, o diretor de Meio Ambiente Raul de Barros Winter, o subtenente e presidente do Comdema Wanderleim Geraldo Júnior e a vice-presidente do CBH Mogi, Adriana Cavalieri Sais.
Em seu discurso, Moraes não poupou elogios aos trabalhos realizados pelo Saema junto com o Departamento de Meio Ambiente e a atual administração municipal. “Araras estava atrasada em relação aos trabalhos pela recuperação do meio ambiente. E o ser humano é o pior predador! O homem é o ator principal desse mundo, e se ele não enxergar com bons olhos o palco em que ele trabalha que é a terra, como vamos dar bons exemplos às futuras gerações? Como eles enfrentarão uma falta de água? Nós é que precisamos dar exemplos e preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, declarou o vereador.
A conferência conta com oito grupos de discussões e trabalhos, com temas distintos, que apresentarão propostas com relatórios de melhorias e proposições de soluções aos temas debatidos no encerramento do evento.
Durante a Conferência serão debatidas as diretrizes e ações que o município implantou para garantir mais qualidade de vida à população e preservação do meio ambiente, estabelecidas na carta conclusiva de responsabilidade socioambiental elaborada na 1ª Conferência, realizada em setembro de 2009, e referendada pelo Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente).
Nessa 2ª edição da Conferência também será tratada a criação da Agenda 21, programa criado em 1992, no Rio de Janeiro, durante a Eco-92, e que atualmente poucos município do país desenvolveram.
A Agenda 21 consiste em um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos, que se constitui na mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
FOTO
CREDITO: Aryana Storoli/CMA
LEGENDA: Eduardo de Moraes discursa na abertura da Conferência do Meio Ambiente
LEGENDA: Vereadores da Câmara Municipal de Araras na solenidade na Unar