A prévia de um abaixo assinado foi entregue nesta segunda-feira aos vereadores pedindo a remoção da Cadeia Pública do centro de Araras. O texto foi lido pelo vereador Marcelo de Oliveira (PMDB) durante a Palavra Livre e foi debatido pelos demais vereadores.
A mobilização foi dos moradores dos bairros São Benedito, Vila Bressan, Vila Pastorello, Vila Queiroz, Vila São Luis e Jardim Rollo. Até o momento cerca de 400 pessoas assinaram o documento, mas segundo os organizadores do movimento pelo menos outras 500 assinaturas foram recolhidas e posteriormente serão protocoladas num só volume no Poder Legislativo.
No texto eles pedem a aprovação de uma emenda ao projeto do Plano Diretor que vise a remoção da Cadeia do atual local e destinação de um outro mais apropriado para a construção de um novo prédio. “Tal reivindicação prende-se ao fato de que não é mais possível conviver com tantas fugas, ruas interditadas e desvalorização dos imóveis próximos, bem como dos bairros vizinhos, além de que o prédio atual já não oferece mais segurança, nem comporta a quantidade de detentos de nossa cidade, pois o prédio antigo não conta com nenhuma inovação da engenharia moderna atualmente utilizada na construção destes prédios”, fala o texto que termina dizendo: “Trata-se de um desrespeito para com os munícipes que aqui residem, desrespeito este que temos certeza será combatido por esta Casa”.
O vereador Marcelo de Oliveira, que preside a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia, responsável pela elaboração do Plano Diretor no Poder Legislativo acredita que o futuro da cadeia não está no centro da cidade. “Na primeira reunião feita para discutir o Plano Diretor aqui na Câmara várias propostas de local e de um sistema mais eficiente foram apresentados. Tudo isso vai ser considerado pelos vereadores e ainda pretendemos discutir com a Prefeitura e as forças de segurança da cidade”, conclui.