Na próxima sexta-feira, 18 de novembro, às 19h30, a Câmara Municipal de Araras realiza a Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Na ocasião os 11 vereadores da Casa irão homenagear um afrodescendente de destaque pelas ações desenvolvidas junto à comunidade ararense.
A solenidade foi instituída através da resolução Nº 8 de 7 de dezembro de 2010 de autoria do vereador Valdemir Gomes-Mami (PT), visando promover uma ampla reflexão sobre as condições dos afrodescendentes no passado, presente e futuro, tendo em vista que a discriminação é um fato da vida dos integrantes desta etnia.
Todos os homenageados na Sessão Solene receberão uma Moção de Congratulações em nome do vereador proponente, além de flores.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial