Notícias

Notícias da Câmara



Câmara inicia Programa Carbono Zero e planta mudas às margens da Água Boa

Dando início ao Programa Carbono Zero, que visa neutralizar as emissões de gás carbônico gerados pelo Poder Legislativo local, a Câmara Municipal de Araras realizou na manhã desta quinta-feira o plantio de 100 mudas de espécie nativas às margens da represa João Ometto Sobrinho, conhecida como “Água Boa”.
O presidente da Câmara, Irineu Norival Maretto (PSD), o vereador Eduardo de Moraes (PSD) e o vereador autor da resolução que criou o programa, Breno Cortella (PT) participaram do plantio das mudas, junto com 90 alunos da Emef “Júlio Ridolfo. Presentes também representantes do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) além de profissionais da BIOTEMA – Biotecnologia & Meio Ambiente, empresa ararense que realiza e acompanha tecnicamente a implantação do programa.
O plantio de mudas será realizado em etapas, ao longo de cinco anos, totalizando 87 espécies nativas às margens da represa. Nesta primeira etapa foram plantadas mudas de 14 espécies, sendo 6 de árvores frutíferas, 2 espécies de ipês e 6 tipos de árvores de porte mediano. As árvores frutíferas vão servir também de alimento para atrair as aves para o local, segundo informou o sócio proprietário da Biotema, Márcio Cerri e Silva. Com alimento em abundância e condições de sobrevivência e reprodução, estudos comprovam um aumento significativo da avifauna.
Para Maretto, a Câmara deve dar o exemplo de respeito ao meio ambiente. “Com a recuperação da mata ciliar, se preserva as águas, aumenta o volume para abastecimento e melhora a qualidade de vida da população, dos pássaros e dos insetos que polinizam as árvores frutíferas e as flores do jardim. A sustentabilidade começa a partir do momento que mudamos nossa maneira de habitar a Terra, preservando nossos bens naturais e consumindo de forma responsável para evitar a escassez dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade”, ressaltou o presidente do Legislativo.
Segundo a diretora da Emef “Júlio Ridolfo”, Márcia Helena Bonine Vechin, este tipo de ação é de grande importância para os alunos. “É importante, primeiro pela conscientização em se preservar e recuperar o meio ambiente, e segundo porque eles estão vendo um exemplo vivo de concretização da ação. A escola participa constantemente de ações relacionadas ao meio ambiente. Recentemente estivemos no Instituto Ambiental Estre, de Paulínia, para conhecer o tratamento do lixo. Na escola realizamos debates, exibição de vídeos...Tudo que acontece lá é sempre muito intenso”, relatou a diretora.
Para o aluno do 6º ano B da escola, é muito bom participar de atividades como esta. “Eu acho muito bom estar em meio à natureza colaborando com o meio ambiente”, disse o estudante Matheus Ucella.
O Programa Carbono Zero foi criado através da resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, com o objetivo de neutralização total ou parcial das emissões de carbono geradas em todas as dependências e atividades da Câmara Municipal. O conceito-base Carbono Zero é a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas às atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente. 
 
FOTO (mais fotos na galeria do site)
CRÉDITO: Vinicios Franzoni/CMA
LEGENDAS: Iniciando o Programa Carbono Zero, vereadores e estudantes plantam mudas às margens da represa “Água Boa”
 
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 17/11/2011 16:19:00

Publicado por: Imprensa