Na manhã de quinta feira (17) a Câmara Municipal de Araras deu início ao Programa Carbono Zero, aprovado pelo Legislativo por meio da resolução nº 10/2009, apresentada pelo vereador Breno Cortella. A medida visa neutralizar as emissões de gás carbônico gerados pelo Poder Legislativo ararense.
Breno explica que devem ser neutralizadas todas as emissões de carbono geradas nas atividades da Câmara. “Precisamos tomar medida como esta contra o efeito estufa e decisivas de garantia de meio ambiente sustentável.
Segundo o vereador a Câmara dá um importante exemplo a toda cidade. “Seguimos o que outras Câmara já vem fazendo e queremos que outras entidades e empresas também neutralizem seus gases de efeito estufa”, disse.
O conceito do “Carbono Zero” é a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas às atividades de indivíduos e da instituição e a a realização da compensação com projetos que sequestrem o carbono da atmosfera em quantidade equivalente.
Breno ficou satisfeito com a iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Irineu Maretto em cumprir a resolução do ano de 2009. “Pedimos a efetivação da resolução e o presidente atendeu prontamente, com muito apoio, colocando a Câmara nesse importante movimento pela preservação ambiental e proteção do planeta”, ressalta.
A Câmara Municipal realizou o plantio de 100 mudas de espécie nativas às margens da represa João Ometto Sobrinho, do córrego da Água Boa. O evento contou com a participação e apoio de cerca de 90 estudantes da EMEF “Prof. Júlio Ridolfo”. “A ação prática dos adolescentes garante conscientização e educação ambiental na prática”, apontou Breno.
Para Matheus Ucella, aluno do 6º ano B, foi muito bom participar de atividades como esta. “Eu acho muito bom estar em meio à natureza colaborando com o meio ambiente”, disse o estudante.
O plantio de mudas será realizado em etapas, ao longo de cinco anos, totalizando 87 espécies nativas às margens da represa de abastecimento da cidade. Nesta primeira etapa foram plantadas mudas de 14 espécies, sendo 6 de árvores frutíferas, 2 espécies de ipês e 6 tipos de árvores de porte mediano. As árvores frutíferas vão servir também de alimento para atrair as aves para o local, segundo informou o sócio proprietário da Biotema, Márcio Cerri e Silva. “Com alimento em abundância e condições de sobrevivência e reprodução, estudos comprovam um aumento significativo da avifauna”.
Para o vereador Maretto, a Câmara deve dar o exemplo de respeito ao meio ambiente. “Com a recuperação da mata ciliar, se preserva as águas, aumenta o volume para abastecimento e melhora a qualidade de vida da população, dos pássaros e dos insetos que polinizam as árvores frutíferas e as flores do jardim. A sustentabilidade começa a partir do momento que mudamos nossa maneira de habitar a Terra, preservando nossos bens naturais e consumindo de forma responsável para evitar a escassez dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade”, ressaltou o presidente do Legislativo.
*Com informações da Câmara Municipal de Araras
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Câmara Municipal de Araras
Av. Zurita, 181 - Centro
Tel: (19) 3543-3300 / 9739-1575 / 9621-6983
twitter: @BrenoCortella