O 1º Festival das Tradições Nordestinas aconteceu na Praça Roberto Mercatelli (Em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger") nos dias 02, 03 e 04 de dezembro
Além de atrações musicais e culturais, o 1º Festival das Tradições Nordestinas teve cardápio variado com o melhor das bebidas e comidas tipicamente nordestinas como abará, acarajé, arroz com vatapá, baião de dois, carne seca acebolada com macaxeira, lanche firme no arreio, milho tropeiro, mocotó, tapioca, além de caldos de macaxeira e mocotó, e outros produtos como pizza, pastel e tortas.
O vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) PT apresentou um projeto de lei em fevereiro de 2011 que instituiu o dia 8 de outubro como Dia do Nordestino no Município de Araras dando origem a Lei nº. 4.387 de 15 de abril de 2011.
Mesmo antes da propositura do referido projeto de lei, Zé Bedé pleiteava junto à administração a realização da festa nordestina em homenagem aos migrantes nordestinos do Município de Araras.
Zé Bedé também protocolou indicação para implantação do Conselho Municipal da Comunidade Nordestina, “Uma das justificativas do Conselho Municipal da Comunidade Nordestina é ser responsável por promover anualmente a Festa Nordestina
O vereador participou dos três dias de festa “O secretário Mussa está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, pois está à frente de uma secretaria que agrega valores culturais ao nosso município, o 1º Festival Nordestino foi um sucesso, estou feliz por ter um sonho realizado”.
Brambilla parabenizou o vereador Zé Bedé por incentivar a realização da festa nordestina que também é projeto de governo, “Esse evento é importante para o nosso município e deverá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município junto aos eventos que já aconteceu como “Arraial da Praça”, “1º Festival do Café & Chocolate”, comentou.
Ressaltou ainda, “Minha idéia e do vereador era que a festa fosse no mês de outubro devido ao dia do nordestino, mas não foi possível, em 2012 esperamos conseguir realizar o festival próximo desta data para que os safristas das usinas locais também possam prestigiar e levar esse reconhecimento de nosso município”.
Para o vereador a força de trabalho dos migrantes nordestinos, e sua importância no contexto social e cultural com a inserção de seus costumes na sociedade, são fatores que devem ser ressaltados e valorizados, uma vez que integram o desenvolvimento de nosso Estado e de nossa querida cidade de Araras.
O vereador ressaltou que para representar essa parte da população, que merece também ter maior divulgação de sua cultura, teve a honra de submeter à apreciação da Câmara Municipal, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Nordestino, a ser comemorado na semana do dia 8 de outubro, data que fixa homenagem ao nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.
Na Capital Paulista, também se comemora o Dia do Nordestino, no Dia 8 de outubro, desde 2009 e com essa data em Araras, passa a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município e da Câmara Municipal, pois a participação dos nordestinos e sua comunidade em Araras abrangem todas as áreas profissionais, como médicos, advogados, economistas, profissionais liberais, autônomos das mais diversas atividades, funcionários públicos, enfim seus representantes estão presentes e atuantes em todos os segmentos profissionais, econômicos e sociais da cidade.
Com sua força e com seu trabalho, os nordestinos ajudam também no funcionamento e desenvolvimento da cidade e de grandes empresas, como Nestlé, Usinas São João e Santa Lúcia, entre outras, e no dia 08 de outubro passado Zé Bedé homenageou um representante de cada Estado Nordestino e o Grupo Usina São João concedeu o coquetel aos homenageados e seus familiares.
Ao lado do Vereador Zé Bedé, José Gonçalves Filho (Paraíba), que é diretor da Secretaria de Serviços Públicos ambos não mediram esforços para que este evento fosse realizado.
Entidades que participaram :
Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Centro Social Educacional Romana Ometto, Associação Madalena de Canossa; Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) "José Canzi Junior"; Ide (Instituto de Difusão Espírita); Instituto de Promoção Social, Cultural e Educacional São Francisco de Assis; Amcra (Associação de Amigos das Crianças de Araras); Associação de Equoterapia de Araras; Associação Jesus para o Mundo; Rotary Club Alvorada; Projeto Maná; Lions Clube; Escoteiros Araras Azul; Escola da Vida; Comunidade Católica Vida Nova; Gaia; Fuss (Fundo Social de Solidariedade); Aevi (Associação Ensinando a Viver) “Prof. Manuel Moita Filho”; Centro Espírita Irmão Camilo; Lar Nova Vida; Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais); Ilê Yansã e Associação Anjos de Deus.
O lucro das barracas será dividido entre as entidades participantes, como já aconteceu no “Arraial da Praça” e no “1º Festival do Café & Chocolate”.
Assessoria do vereador
FOTO (Zé Bedé, o prefeito Nelson Brambilla, Elaine Brambilla, Maria Rosa Carminatti Jacovetti e a equipe da barraca do Fundo Social de Solidariedade) – Crédito: Kleber Luzetti.
Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) Vereador – PT
Gabinete do Vereador Avenida Zurita, 181 - Belvedere - Cx. Postal 408 | Cep: 13601-020 - Araras - SP | Fone/fax: (19) 3543-3300
Contato do Vereador Zé Bedé – (19) 9763-9746
e-mails: vereadorzebede@gmail.com, zebede@camara-araras.sp.gov.br
Assessoria do Vereador:
Chefe de Gabinete : Kleber Aparecido Luzetti (19) 9626-7887
kleberluzetti.advogado.araras@gmail.com
Assessora: Fernanda Rodrigues (19) 9320-4980
Publicado em: 05/12/2011 11:35:00
Publicado por: Imprensa