A instituição de um dia para que todos os munícipes possam refletir sobre as condições em que vivem os animais, tanto domésticos como silvestres, é uma necessidade premente, uma vez que praticamente todos os dias são veiculadas notícias nos meios de comunicação ou nas redes sociais dando conta dos maus-tratos a que os animais são submetidos.
Não é raro nos depararmos com situações evidentes de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene; cães presos em correntes curtas o dia todo; proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição; cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição. Os exemplos de maus-tratos seguem uma lista longa, que inclui: o sacrifício de animais em rituais religiosos; seu uso em rodeios, circos e touradas; práticas folclóricas bárbaras, como a farra do boi, ou até aprisioná-los em zoológicos. Além disso, também os animais silvestres são vítimas de captura para o contrabando e o comércio ilegal, ou para a caça esportiva.
Mas há aquelas situações em que sabemos que o animal está sofrendo, só que a caracterização de maus-tratos é subjetiva. Por exemplo, um cão preso o dia todo num quintal pequeno, sem abrigo, sozinho, latindo sem parar. Para a maioria das pessoas, isso pode ser caracterizado como 'maus-tratos', mas pode ser perfeitamente normal para o dono do animal. Também existem formas de violência mais sutis, que acabam passando despercebidas pela maioria da população e muitas vezes confundidas com manifestações culturais.
A partir do exposto, conclui Mami que “é necessária e urgente a realização de ações que conscientizem a população sobre os direitos dos animais e sobre a realidade de maus-tratos a que eles são submetidos. Esta foi minha motivação para fazer este projeto que cria um dia dedicado à proteção dos animais, propiciando a realização de palestras, apresentações culturais e manifestações que colaborem com este objetivo, especialmente entre as crianças e os jovens”.
Maria Bernadete Fin Ferreira Campos/Marina Ferreira da Silva
Assessoria do Vereador Mami (Valdemir Gomes – PT)
Contato: (19) 3543-3300 / (19) 9759-6998
mami.vereador@gmail.com / mami@camara-araras.sp.gov.br
Acesse o blog do vereador Mami – http://mamivereador.wordpress.com