Notícias

Notícias da Câmara



Aprovada a Emenda à Lei Orgânica que garante o Orçamento Participativo

Foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal a inclusão do Orçamento Participativo (OP) na Lei Orgânica do Município de Araras (LOMA). A proposta de autoria do vereador Breno Cortella (PT) foi aprovada por unanimidade dos vereadores e vereadora.
 
A medida prevê que antes do envio à Câmara do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) os projetos devem ser submetidos à discussão em audiência pública. "Isso já ocorre em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas agora estará também disciplinado no âmbito municipal".
 
Mas o vereador destaca que o ponto principal do projeto é a obrigatoriedade da realização de reuniões públicas regionalizadas para debate e apreciação da proposta do Prefeito. "Isso é a essência do Orçamento Participativo, e agora será garantido em lei", afirma.
 
Breno explica que não foi incluído na Lei Orgânica a denominação "Orçamento Participativo". "O chefe do Executivo terá sempre liberdade para inovar e criar marcas de sua gestão, mas será sempre um direito do povo de Araras debater o seu orçamento público".
 
Segundo o vereador o descumprimento dessa nova lei poderá causar a nulidade de toda lei orçamentária. "Incluímos um requisito formal, ou seja, sem a realização de debates regionalizados o orçamento não poderá ser votado pela Câmara".
 
Para a proposta de emenda à Lei Orgânica ser apresentada precisou do apoio de, no mínimo, um terço do membros da Câmara. Assim, assinaram também o projeto os vereadores Valdemir Gomes (Mami), Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), José Roberto Rimério (Miqueira), Erinson Mercatelli e Eduardo de Moraes. "Agradeço os vereadores que subscreveram e todos que expressaram o voto favorável nos dois turnos de votação", disse Breno.
 
O novo artigo da Lei Orgânica também determina que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) vigentes deverão estar disponíveis para consulta na página oficial do município na internet. "Estamos consolidando o direito à participação popular e transparência".
 
O Orçamento Participativo vem sendo realizado pela Prefeitura desde o ano de 2009 e de acordo com Breno o prefeito Nelson Brambilla tem priorizado esta medida que mobiliza intensa parcela da sociedade. “A população pauta as demandas e ações prioritárias de acordo com a necessidade de cada região”, ressalta.
 
Breno frisou que com a emenda na Lei Orgânica a cidade estará avançando na consolidação de seus mecanismos de democracia direta e participativa. "Todo poder emana do povo e todo o investimento público é a devolução aos cidadãos dos tributos recolhidos".
 
Como trata-se de alteração à Lei Orgânica a medida não depende da manifestação do prefeito e deverá ser sancionada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.
 
 GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Câmara Municipal de Araras
Av. Zurita, 181 - Centro
Tel: (19) 3543-3300 / 9739-1575 / 9621-6983
brenocortella@uol.com.br / breno@camara-araras.sp.gov.br
www.brenocortella.com.br
twitter: @BrenoCortella
 




Publicado em: 07/02/2012 14:06:00

Publicado por: Imprensa