Como previsto no calendário cívico da Câmara Municipal de Araras, e fazendo parte das comemorações dos 150 anos de fundação do município, o Poder Legislativo realizou ontem, durante a primeira sessão ordinária de 2012, um ato de celebração pelo “Dia do Combate à Intolerância Religiosa”, comemorado no último dia 21 de janeiro em todo o Brasil.
Em Araras a celebração da data foi instituída pela LEI Nº. 4.295, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT), com o objetivo de desenvolver atividades para estímulo do diálogo, tolerância e harmonia entre pessoas de diferentes grupos. "É um dia muito importante para a reflexão da liberdade de culto religioso, de promoção da paz e harmonia que contribuem para o desenvolvimento de toda sociedade", declarou Breno.
No Brasil, a comemoração ocorre desde 2007, em homenagem à Gildásia dos Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda, que teve o preconceito religioso como uma das causas de sua morte, ocorrida nesta data, no ano 2000, na Bahia.
Hoje, a data é um incentivo ao respeito e à liberdade religiosa, com o objetivo de manter a paz social, a compreensão e respeito mútuo entre as várias denominações religiosas.
Segundo o presidente da Câmara, o vereador Irineu Norival Maretto (PSD), durante seu discurso, é bom que se diga que tolerância religiosa não é concordância ou aceitação das crenças, tradições ou rituais religiosos que se apresentam mundo afora, pois cada pessoa tem o direito de aceitar ou rejeitar valores religiosos, segundo sua consciência, discernimento e, por que não dizer, segundo o que lhe diz seu coração. “Não haverá democracia plena no Brasil enquanto houver ofensas e discriminação de ordem social e cultural, baseada em religião ou crença”, declarou Maretto.
Respeitar a religiosidade de uma pessoa é, portanto, respeitar o que ela tem de mais profundo e verdadeiro, o que ela tem de eterno.
FOTO
CREDITO: Aryana Storoli/CMA
LEGENDA: Câmara em ato de celebração pelo Dia do Combate à Intolerância Regiliosa, realizado ontem durante a primeira sessão ordinária do ano
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial/CMA