Durante a terceira sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira devido ao feriado do Carnaval, os vereadores da Câmara Municipal de
Araras aprovaram projeto de lei que denomina “Centro Esportivo Luis Antonio Muniz Barreto” (Luis Baiano), a área compreendida entre a Avenida Leme e as ruas Célio Benedito da Costa e Mário Davolos, no Parque das Árvores.
De autoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT), a denominação é uma homenagem a Luis Baiano, como era conhecido.
Luis Antonio Muniz Barreto era filho de Marcolino Muniz Barreto e Joventina Muniz Barreto, nasceu em Itaberaba/BA em 25 de maio de 1954 e veio para Araras na década de 70.
Em 1973 retornou para a sua cidade natal, onde se casou com Maria de Lourdes Santos Barreto, retornando ao município onde tiveram 6 filhos.
Trabalhou na Usina São João e, após um acidente na caldeira, passou a exercer a atividade de pedreiro. Nas horas vagas, treinava um time de futebol.
Após anos de tentativa junto ao poder público local, Luis Baiano conseguiu uma área próxima da antiga empresa Colombini, no Parque das Árvores, conhecido hoje como campo do Parque das Árvores. Em meados de 2003, o homenageado começou a treinar um time de futebol feminino no local, disputando campeonatos amadores, onde foram premiados com troféus e medalhas. O homenageado tinha como objetivo o trabalho esportivo com os jovens da comunidade local.
FOTO
CREDITO: Aryana Storoli/CMA
LEGENDA: O vereador Carlos José da Silva Nasscimento-Zé Bedé, autor do projeto que presta homenagem a Luis Baiano
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial/CMA