Notícias

Notícias da Câmara



Calçadas irregulares foi tema de discussão em reunião na Câmara

O vereador Eduardo de Moraes (PSD) atendeu um pedido dos vereadores da Terceira Idade e promoveu uma reunião na sexta-feira (24), na Câmara Municipal, para discutir sobre a situação das calçadas do município. Há tempos esse problema vem sendo discutido pelos vereadores em sessões da Câmara da Terceira Idade, sendo que a principal reclamação é com relação as calçadas irregulares, que dificultam principalmente o passeio de idosos e cadeirantes.

Para ajudar a encontrar uma solução foram convidados para participar da discussão o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Márcio Donizeti da Silva e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras, Oswaldo José Gusmin. O encontro também contou com a participação de representantes do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), do engenheiro Nelson Assumpção Filho e Antonio Wilson Innocente, que sempre alertou sobre esse problema das calçadas em Araras.   

Durante a reunião foram relatadas várias irregularidades que dificultam a passagem dos transeuntes, como o rebaixamento ou elevação demasiada das calçadas, obras inacabadas que utilizam tapumes e deixam um espaço para passeio menor que o recomendado por normas, além do problema com estabelecimentos comerciais que colocam mesas e cadeiras na calçada.

            A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas é a responsável pela fiscalização dessas irregularidades e segundo o secretário falta fiscalização mais efetiva, principalmente antes que seja dado o aval para construção. “É preciso mudar a lei municipal que estabelece as normas para fazer calçadas, pois do jeito que está deixa brecha para fazer errado”, disse Márcio Donizeti da Silva.

            De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras, Oswaldo José Gusmin, é necessário criar um Código de Obras para o município. “Há 10 anos vem sendo elaborado um Código de Obras por engenheiros e arquitetos da cidade que irá ajudar em todos os tipos de construção, porém não conseguimos até hoje aplicar esse código”, falou Gusmin.

Para o vereador Eduardo de Moraes a reunião atingiu o objetivo, tanto que no mês de abril será marcado outro encontro para apresentar alguns dados e medidas implantadas. “A partir da reunião já foi decidido que nenhum habite-se será expedido  sem que a construção da calçada esteja de acordo com as normas. O proprietário que deixar o terreno baldio sem calçamento e reformas que utilizam tapumes sem deixar espaço para passeio, logo será obrigado a corrigir essas irregularidades”, ressaltou Moraes.

Aryana Storoli

Assessoria de Imprensa / CMA

 

Foto

Legenda: Engenheiro Gusmin, vereador Eduardo e secretário municipal de obras debateram com vereadores da terceira idade soluções para o problema das calçadas.

Crédito: Aryana Storoli / CMA 

Visualize fotos




Publicado em: 27/02/2012 13:55:00

Publicado por: Imprensa